Câmara Municipal de Penela

Penela adjudica construção de habitação a custos controlados num investimento de 2,8M€

Penela adjudica construção de habitação a custos controlados num investimento de 2,8M€


A Câmara de Penela aprovou, na reunião do executivo de hoje, a proposta de adjudicação da construção de 18 fogos no Bairro de São Jorge, num investimento de cerca de 2,8 milhões de euros financiado pelo PRR.

Segundo Eduardo Santos, faltam ainda lançar mais três concursos públicos – um outro edifício na urbanização da Camela, 25 fogos no Espinhal e seis fogos na freguesia da Cumeeira.

O autarca referiu que três das empreitadas são em terrenos municipais e as restantes em terrenos comprados pela Câmara de Penela, para libertar o máximo de orçamento possível para a construção.

De acordo com Eduardo Santos, há disponibilidade de habitações para reabilitar, mas faltam no concelho soluções imediatas de habitação.

“Quem venha trabalhar para uma indústria em Penela ou encontra um posto de trabalho quer uma casa pronta a habitar e essas, de facto, não existem, e as que existem são altamente procuradas”, notou, considerando que há falta de oferta no mercado de arrendamento.

O presidente da Câmara de Penela salientou que o PRR “é uma oportunidade única” que o município não poderia desperdiçar para dar resposta a um problema já há muito identificado.

“Pareceu-nos uma solução óptima e acreditamos que vai aumentar a atractividade do território, concedendo benefícios acessórios para pessoas que escolhem Penela para morar”, realçou.

Recorde-se que foi recentemente publicado o concurso público para a construção de um edifício, com 12 fogos, de habitação a custos controlados, num investimento de cerca de dois milhões de euros.

Lusa/CM Penela



Data

18/11/2024