CM Penela e Crédito Agrícola premeiam mérito de 183 alunos
A Câmara Municipal de Penela, com o patrocínio do Crédito Agrícola, premiou o mérito académico, cívico e desportivo de 183 alunos. A grande novidade do evento, que decorreu na noite de sábado, foi a atribuição de prémio monetário aos alunos galardoados por mérito desportivo, à semelhança do que já acontecia com os prémios de mérito académico e, desde o ano passado, de mérito cívico. Na sua intervenção, o presidente da Câmara, Eduardo Nogueira dos Santos, salientou que “esta pequena mudança recentra o verdadeiro objetivo da gala: lembrar que o sucesso não se mede apenas por diplomas ou notas atingidas, equiparando a isso a dedicação, o espírito de superação das dificuldades e as ações comunitárias”.
Na tradicional Gala da Educação de Penela, com o patrocínio do Crédito Agrícola, foram galardoados 183 alunos que se destacaram no ano letivo 2023/2024, 153 por mérito académico, 9 por mérito cívico e 21 por mérito desportivo.
Na intervenção de abertura, o presidente da autarquia, Eduardo Nogueira dos Santos, destacou a grande novidade deste ano, com a atribuição do prémio monetário a todos os vencedores, o que acontece pela primeira vez nas 17 edições do evento. “Assim, fazemos a justiça que queremos que a escola pública represente e que as nossas crianças e jovens aprendam e apreendam para a sua vida: que os prémios de mérito não são apenas para os melhores resultados, mas também para aqueles que se superaram e ultrapassaram desafios, tanto académicos quanto pessoais”, evidenciou o autarca.
“Quero congratular todas e todos os que hoje aqui vão ser distinguidos. Parabéns pelo vosso esforço para ultrapassar as dificuldades de contexto ou de aprendizagem. Parabéns pelo vosso esforço nas atividades extracurriculares, desportivas e cívicas. Sintam que este prémio é o justo reconhecimento pelo vosso trabalho e que é uma aposta esperançosa no vosso futuro brilhante”, salientou o presidente da Câmara, que de seguida agradeceu ao parceiro e patrocinador, Caixa de Crédito Agrícola, sem o qual “esta gala não seria a mesma, nem existira nos mesmos termos”.
Na sua intervenção o autarca agradeceu o trabalho dos professores, do pessoal não-docente e garantiu que “a Câmara Municipal de Penela, ainda com as suas limitações orçamentais, tudo continuará a fazer para proporcionar as melhores condições para um ensino de excelência”.
Eduardo Nogueira dos Santos terminou a intervenção de abertura com um balanço da ação política, considerando que o “maior objetivo é garantir uma melhor qualidade de vida à população e criar ainda mais fatores de atratividade no nosso território”. “Entendemos que estes são fatores essenciais para fixarmos população em Penela e para atrair mais gente para também aqui se fixar, pelo que estamos a trabalhar em diversas áreas que se complementam para esse objetivo. Se há coisa que temos feito ao longo dos últimos quase três anos, foi criar as bases para melhorar a qualidade de vida dos Penelenses: na educação, saúde, habitação, emprego e num conjunto de medidas de apoio que tornam Penela num concelho mais atrativo”, concluiu.
Na Gala, que decorreu na noite de sábado, no Pavilhão Municipal do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, intervieram também a Delegada Regional de Educação, Cristina Oliveira, a diretora do agrupamento de escolas, Fernanda Dias, a diretora da ETP Sicó – Polo Penela, Inês Fernandes, e o testemunho da aluna, Íris Figueiredo. Os momentos musicais estiveram a cargo do N-SEMBLE da Sociedade Filarmónica Penelense, com instrumental e acompanhados, posteriormente, pelos solistas Carlos Filipe e Dinis Vaz.