Câmara Municipal de Penela

São Miguel, Sta. Eufémia e Rabaçal

Sede: Rua de Coimbra, 3230-284 Penela
Tel./Fax.: 239 561 016
Telm.: 960 203 746
E-mail: geral@uf-smiguelstaeufemiarabacal.pt
Presidente: Maria do Nascimento Rasteiro Marmé
Horário de Atendimento
Penela
2.ª a 6.ª feira das 09:30 às 13:00 horas;
2.ª, 3.ª, 5.ª e 6.ª feira das 14:30 às 18:00 horas;
Sábado das 18:00 às 19:00 horas.

Rabaçal
4.ª feira das 14:30 às 18:00 horas;
Sábado das 19:00 às 20:00 horas.

 

São Miguel

União de Freguesias

Área: 36,6 Km2
Habitantes: 1746

Locais a visitar

O seu ponto mais alto é um local de beleza rara o Monte de Vez. No cimo do monte podemos deixar a nossa imaginação percorrer todas aquelas encostas envolventes. Outros dos atractivos locais são o Moinho de Vento reconstruído e a capela dedicada à Senhora do Monte. É ainda na freguesia que nasce o rio Dueça.

A gruta Talismã é outro potencial da freguesia, constituindo um atrativo espeleológico dada a sua beleza. No que refere ao património histórico não podemos esquecer a riqueza da Igreja de S. Miguel, o Castelo de Penela, o Pelourinho, também em Penela, e o Palácio da Quinta da Boiça.

 

Povoações

Além d' Água, Carregã, Camarinha, Chainça, Chão de Ourique, Casalinho, Casal Pinto, Casais do Cabra, Carvalheira da Boiça, Covão, Carvalhal, Espinheiro, Ferrarias, Infesto, Melhorado, Poupa, Póvoa, Santo António, Pastor, Penela, Silveirinha, S. Sebastião, S. Simão, Taliscas, Tolica, Torre D. Jerónima, Tola, Torre Chão Pereiro, Vale do Espinhal

 

Sta. Eufémia

Área: 24,75 Km2
Habitantes: 1737

Locais a visitar

Um dos atrativos da zona é os tradicionais moinhos de água para moer o milho e o trigo, alguns dos quais permanecem em funcionamento resistindo de forma inabalável à modernidade dos nossos dias.

A Igreja de Santa Eufémia, datada do século XVI, é um edifício representativo da arte renascentista, possui um capitel românico transformado em pia de água benta. Nesse mesmo século foi também construída a Igreja da Misericórdia.

Outro dos edifícios notáveis é o Convento de Santo António fundado em 1578 pela Província de Santo António dos Frades Capuchos. No entanto, em 1834 a ordem extinguiu-se passando posteriormente para a posse de particulares.

 

Povoações

Besteiro, Camela, Caldeirão, Carregã, Carvalhais, Carvalhinhos, Casal Pinto, Cerejeiras, Chãs, Coidel, Cova da Lapa, Dueça, Estrada de Viavai, Farelo, Fetais Fundeiros, Fojo, Freixiosa, Nogueiras das Cerejeiras, Pastor, Penela, Ponte da Veia, Ponte do Espinhal, Porto Judeus, Poupa, Serradas da Freixiosa, Sr.ª da Glória, Torre Chão Pereiro, Vale do Espinhal, Viavai, Vieiros

 

Rabaçal

Área: 8,7 Km2
Habitantes: 338

Locais a visitar

É na calma e no cenário bucólico do vale do Rabaçal que encontramos um tesouro mundial, as ruínas da Villa romana do Rabaçal que integram o território de antigas civitas localizadas junto à via romana que ligava Olisipo (Lisboa) a Bracara Augusta (Braga). Possui uma área senhorial, uma área rústica e um balneário. O Rabaçal possui outros pontos de interesse como a Igreja Matriz e as capelas de Santa Ana, Santa Luzia e São João.

No que respeita ao património natural, a região deslumbra com as paisagens de Chanca.

 

Queijo do Rabaçal

O Rabaçal é hoje conhecido pelo famoso queijo que se tornou o ex-libris da freguesia e do concelho. É uma combinação perfeita entre o leite de cabra e de ovelha, no entanto, o toque especial que o queijo adquire provém do aroma da erva-de-santa-maria abundante nos pastos da região.

 

Povoações

Chanca, Fartosa, Legacão, Ordem, Rabaçal