Rota da Natureza
1. Cascata da Pedra da Ferida - Espinhal
40º01'13'' N | 8º19'29'' O
A Cascata da Pedra da Ferida localiza-se na Serra do espinhal e tem acesso inicial pelo caminho da Ribeira da Azenha. Para visitar este agradável local terá de deixar o carro a algumas centenas de metros e fazer um pequeno percurso pedonal. É de salientar, alimentado pela Ribeira da Azenha, o moinho de água do rodízio com penas recentemente recuperado é um exemplo vivo daquele que foi outrora um importante instrumento no âmbito das tecnologias tradicionais e da economia de subsistência praticada até meados do século XX.
2. Miradouro de Stª Maria (Cancelas)
40º01'41'' N | 8º20'04'' O
A Serra do Espinhal oferece aos olhos de quem passa uma paisagem inigualável. Daqui se avista a bela Vila de Penela, encimada pelo seu castelo. Dependendo da altura do ano e da imensa variedade de flores e árvores que a compõem, a Serra cobre-se de tonalidades diversas que vão desde o verde, ao azul, passando pelo cor de rosa e pelo amarelo. De realçar a existência neste miradouro um característico relógio de sol.
3. Praia Fluvial da Louçainha
40º01'35'' N | 8º18'13'' O
A frescura, o verde das serras, a calma e a paz deste local, fazem das Represas Naturais da Louçainha um dos locais naturais mais aprazíveis do concelho. Aqui poderá encontrar, para além de piscinas naturais, um parque de merendas e um restaurante panorâmico.
4. São João do Deserto
39º59'36'' N | 8º27'31'' O
"Com um bom binóculo e um pouco de imaginação, avistam-se dali cinco distritos, além, evidentemente, do de Coimbra: os distritos de Leiria, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Aveiro. Subir alguns quilómetros para ver cinco distritos, temos de reconhecer que vale a pena. E não se gasta nada, a não ser as botas." (Eugénio de Castro)
5. Grutas Espeleologia
39º59'00'' N | 8º23'03'' O
A espeleologia é uma das potencialidades do concelho. Apesar de só começarem a ser divulgadas ao público, as grutas de Algarinho e Talismã, têm sido exploradas por vários grupos espeleológicos e encontrarem-se ainda em fase de estudo. Situadas a sul da bascente do Rio DUeça e a escassos metros da EN 110, na zona de Taliscas, as Grutas de Algarinho e Talismã são consideradas das maiores grutas do nosso país.
6. Miradouro de Chanca
40º02'22'' N | 8º28'07'' O
O Vale do Rabaçal apresenta características muito particulares. Os solos são calários, exibindo uma vegetação predominantemente rasteira, de onde se destaca a erva de Stª Maria que dá o sabor peculiar ao famoso Queijo Rabaçal. Por estas paisagens áridas facilmente se encontram rebanhos a pastar. A oliveira é tamém um elemento predominante nestas paragens.
7. Monte de Vez
40º00'09'' N | 8º24'13'' O
Com acesso por São Sebastião, o Monte de Vez desfruta-se de uma paisagem deslumbrante. A existência de uma capela e de um moinho de vento reconstruído são dois elementos que emprestam ao local uma beleza muito muito própria. Daqui avista-se uma grande parte da área do concelho, avistando-se para além das Vilas de Penela e Espinhal, o Castelo de Germanelo e as Serras do Espinhal e do Rabaçal.