Logotipo

"A nossa nova imagem. A imagem de um Concelho que definiu estrategicamente a sua característica diferenciadora de um território com história e futuro.

Um território que pode proporcionar qualidade de vida ímpar, que pode atrair mais pessoas para cá viver e que proporciona um património histórico e natural de excepção para quem o visita.

Um território de portas abertas, que dos xistos aos calcários, possui uma diversidade humana empreendedora, ambiciosa e com cada vez maior auto estima.

Esta é a mensagem e o desígnio subjacente ao novo logótipo do Concelho de Penela."

UMA IDENTIDADE GRÁFICA PARA PENELA

A marca-logótipo é a forma primeira da expressão gráfica de identidade. Presente nas organizações, sinal material sobre um suporte, é o símbolo mais visível da comunicação e, consequentemente, o mais importante.

Para um território, como os municípios, é um elemento aglutinador e referente imaginário da identidade local. É ponto de encontro; é elo de ligação do indivíduo ao coletivo. Mas também de comunicação com o exterior. Num mundo cada vez mais global, a identidade local deve assumir e evidenciar as suas características próprias e firmadas em linguagem universal.

É o conceito global.

O CONCELHO

O Concelho de Penela situa-se no extremo Sul do distrito de Coimbra, Zona do pinhal Interior, confinando com Condeixa-a-Nova a Norte, Ansião e Figueiró dos Vinhos a Sul, Miranda do Corvo a Este e Soure a Oeste.

Os sucessivos forais de D. Afonso Henriques (1137), D. Sancho I (1189) e D. Manuel (1512) atestam a sua importância, como ponto avançado da linha defensiva do Mondego. Foi cabeça de Condado (por D. Afonso V) e tinham assento nas Cortes. Tem vários locais de interesse, onde se destacam o Castelo, a Villa romana do Rabaçal, o castelo do Germanelo, as Igrejas, os Pelourinhos, entre outros.

O CASTELO

A sede de concelho desenvolve-se na encosta sudoeste de um monte sobre o qual assenta o Castelo, importante obra militar, anterior à nacionalidade. Este conjunto fortificado destaca-se como insígnia imagética entre os demais, sendo o motivo principal desde sempre, na heráldica municipal:

"ARMAS - de prata, com uma torreada de azul aberta e iluminada do campo, sobre um monte de penhascos, de negro, realçados de verde. A torre acompanhada de dois ramos de três espigas de trigo, atados de vermelho, em ponta. Coroa mural de prata de quatro torres. Lestel branco com os dizeres "PENELA DE NEGRO."

Pelo poder evocativo para os naturais de Penela, símbolo de força e resiliência, pelo natural destaque que a sua silhueta recorta no perfil da vila, o Castelo impõe-se como signo fundamental de memorização deste território e garantia da conveniente e necessária continuidade entre o passado e o presente.

A FORMA

A geografia do concelho de Penela, inscreve-o como um triângulo encaixado entre a Serra da Lousã e a Serra de Sicó, a primeira xistosa, com características de montanha interior, a segunda calcária, onde se diluem referências de litoral. Entre os dois relevos desenha-se um vale argiloso, essencialmente agrícola. Esse enquadramento geométrico, coincide com a forma das muralhas do Castelo, que possuem três portas.

Baseado nesta clara geomorfologia, desde logo a forma do triângulo se impõe como figura estrutural da construção da nova imagem, ele próprio representativo de força, beleza, equilíbrio e estabilidade.

A evolução gráfica e expressiva deste elemento, assenta no rigor e simplicidade conceptual, numa lógica funcional, contemporânea e modernista.

Também a proposta cromática acentua a solução formal de território de síntese, entre os verdes predominantes da floresta e agricultura e o azul atlântico.

Numa perspetiva simbólica, o Azul, considerado a cor da nobreza, é símbolo da água, do infinito e da espiritualidade.

O Verde é a cor da natureza, da fertilidade, da longevidade, da imortalidade e da esperança.

A fonte tipográfica que sublinha o símbolo, com a marca penela, retoma os valores da tradição/modernidade através do redesenho de um caracter clássico em “caixa baixa”, agora moderno, sóbrio e informal. O Azul respeita o esmalte da heráldica municipal, associada ao zelo, lealdade e caridade.

Documento PDF Manual de Normas Gráficas do Logótipo do Município de Penela

Documento PDF Logótipo Município de Penela