Câmara Municipal de Penela

Alterações de trânsito na envolvente à Praça do Município de Penela

Alterações de trânsito na envolvente à Praça do Município de Penela


A obra de requalificação da Praça do Município de Penela está na fase final de conclusão. Os trabalhos de substituição do pavimento em calçada vão obrigar a alterações de trânsito e estacionamento no acesso aos Paços do Concelho, a partir de 20 de novembro e por um período de, previsivelmente, duas semanas.

 

O avanço das obras de requalificação da Praça do Município de Penela vai implicar alterações significativas de trânsito e estacionamento naquela zona da vila e no acesso rodoviário aos Paços do Concelho.

 

Nesse sentido, a Rua do Sol estará encerrada à circulação automóvel à exceção de acesso para residentes, viaturas de emergência e veículos afetos à obra. Desta forma, o acesso ao edifício dos Paços do Concelho e ao novo estacionamento (rua da Filarmónica) deverá ser realizado via Praça da República/Rua dos Paços do Concelho em sentido ascendente.

 

Desta forma, a empreitada avança para a fase final de conclusão, designadamente para trabalhos de substituição de pavimento em calçada.

 

Recorde-se que esta obra, a cargo da empresa Odraude – Construção Civil e Obras Públicas, Lda., que venceu o concurso público, visou a demolição de um muro que se encontrava em estado avançado de degradação e em risco de queda, com subsequente construção de um novo estacionamento público. O projeto criou cerca de 60 lugares de estacionamento, repartida em dois níveis de cota diferentes, que pretende dar resposta às necessidades de estacionamento e acessibilidades aos Paços do Concelho, ao Castelo de Penela e à Igreja Santa Eufémia. A intervenção prevê a criação de zonas de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada, bem como acessos pedonais legalmente adaptados à legislação das acessibilidades em vigor. Está, também, incluída a requalificação das infraestruturas das redes elétrica, de águas pluviais e de águas residuais.

 

Este projeto é financiado em 85% por fundos europeus, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), com um FEDER de 1.209.317,88€. A contrapartida nacional é assegurada pela autarquia que, para isso, elaborou uma candidatura à Linha BEI PT 2020.



Data

18/11/2024