• Empreendedorismo em várias línguas assinala 50ª empresa/projeto empresarial no HIESE

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, acompanhada pela Presidente da CCDR-C, Isabel Damasceno, estiveram ontem, dia 28 de julho, no HIESE - Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos, para assinalar o marco da meia centena de empresas/projetos empresariais apoiadas ou incubadas.

O HIESE (www.smartrural.pt), criado em 2016 fruto de um investimento de mais de 1,5 milhões de euros, é uma incubadora de base rural, que resulta de uma parceria entre o Município de Penela e a IPN Incubadora. Desde 2017, com o atual modelo de gestão, já apoiou cinquenta empresas ou projetos empresariais dos quais resultaram 14 novas startup’s e estão, neste momento, incubadas 33 empresas.

Numa cerimónia singela, mas emblemática, Luís Matias, presidente da Câmara Municipal de Penela, orgulhoso do espaço que é hoje uma referência no país como “ecossistema de empreendedorismo de base rural”, destacou a feliz coincidência dos últimos contratos de incubação serem de “três empreendedores de nacionalidade não portuguesa, um sírio, um israelita e um brasileiro e que encontraram no Pinhal Interior condições para fixar as suas empresas”.

Ana Abrunhosa terminou a cerimónia aportando ao HIESE como um exemplo para o país, sendo que no interior “há espaço para o conhecimento, criação de novos negócios baseados em ciência e tecnologia e há espaço para pessoas qualificadas e de todo o mundo”.

A cerimónia contou ainda com a participação da Presidente da Direção do IPN, Teresa Mendes, do diretor executivo do IPN Incubadora, Paulo Santos, e do diretor executivo do HIESE, Joaquim Macedo de Sousa.

29/07/2021

Desenvolvimento Económico