Câmara de Penela contesta ausência da a13 na redução das portagens

A Câmara Municipal de Penela, no seguimento do comunicado do NEP - Núcleo Empresarial de Penela onde é reivindicado pelos empresários do concelho um desconto na A13, tomou na passada reunião de câmara (19 de julho), a seguinte posição:

“Foi aprovada pelo Conselho de Ministros a redução de 50% nos valores das portagens na ex-SCUT. O desconto entrou em vigor no dia 1 de julho e aplica-se às antigas autoestradas sem custos para o utilizador, localizadas no interior do país.

A A22, A23, A24, A25, A28, A29, A41 e A42 são as sete autoestradas que vão beneficiar do novo regime de descontos. A A4, A13 e A17 são as ex-SCUTS fora destes novos descontos.

Este regime de descontos nas ex-SCUT é mais vantajoso que os 25% de redução de preço nas portagens para os veículos das classes 1 e 2 a partir do oitavo dia de viagem em 11 autoestradas (A4, A13, A17, A22, A23, A24, A25, A28, A29, A41 e A42).

A A13, e todos os territórios por ela servidos, são discriminados, pelo que se exige a aplicação da taxa de redução de 50%, como forma de garantir uma maior coesão social e territorial, particularmente no território do Pinhal Interior.”

A A13 apresenta-se hoje como a principal via de ligação dos concelhos do Pinhal Interior, pelo que se torna imperativo que beneficie dos mesmos descontos de outras vias do interior do País onde está prevista a redução da portagem.

30/07/2021

Desenvolvimento Económico