Penela destaca-se no concurso das “7 Maravilhas da Nova Gastronomia”

• Penela destaca-se no concurso das “7 Maravilhas da Nova Gastronomia”

Com o olhar voltado para a tradição e a utilização dos produtos endógenos na cozinha, Penela é o concelho da Região de Coimbra que tem mais pratos no concurso das “7 Maravilhas da Nova Gastronomia”.

Os pratos apresentados a concurso estão organizados em categorias que valorizem a tradição e a riqueza dos produtos endógenos de cada região, tentando assim abranger todos os palatos e gostos da população. As categorias presentes neste concurso são Petiscos, Vegetariana, Vegana, Peixe e Marisco, Carne, Cozinha Molecular e Doçaria.

De um total de 140 pratos Finalistas Regionais do país, 8 são representados pelas iguarias da Região de Coimbra, sendo 3 destes pratos concebidos em Penela da autoria dos chefes dos restaurantes Xisto, localizado na Praia Fluvial da Louçainha e Viridi, situado no Parque das Águas Romanas.

Os pratos “Costeleta de Sardinha e Salada de Grão”, composto pela típica sardinha, grão negro e farinha de milho, e a “Chanfana de Javali e Migas”, composto por javali, couve, pera passa e broa, da autoria João d’Eça Lima, do restaurante Xisto, são dois dos finalistas deste concurso nas categorias “Petiscos” e “Carne”, respetivamente.

Carlos Cardoso, autor do prato finalista na categoria “Vegana”, do Restaurante Viridi, apresentou uma “Salada de Quinoa com Vinagrete de Noz” composta por noz, erva Sta Maria, Azeite Sicó e Chicharo.

Tendo em consideração as condições deste último ano para o setor da restauração, o concurso das “7 Maravilhas da Nova Gastronomia” valoriza a inovação, a criatividade e a inspiração para que, através destes pratos, seja possível transmitir o melhor que a cozinha da região tem para oferecer aos seus visitantes.

14/07/2021