Câmara Municipal de Penela

Lançamento do Livro: “Freguesia da Cumeeira – a Sua História e as Suas Gentes”

  • Lançamento do Livro: “Freguesia da Cumeeira – a Sua História e as Suas Gentes”
  • Lançamento do Livro: “Freguesia da Cumeeira – a Sua História e as Suas Gentes”
  • Lançamento do Livro: “Freguesia da Cumeeira – a Sua História e as Suas Gentes”


Na sequência da apresentação pública da obra “Freguesia da Cumeeira – a Sua História e as Suas Gentes”, no passado dia 26 de junho, no Centro Cultural da Cumeeira, da autoria da professora Anabela Monteiro, a Câmara Municipal disponibiliza a edição vídeo da sessão que contou com a presença da autora, do Presidente da Câmara Municipal de Penela e da Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Ana Paula Arnaut, responsável pela alocução de apresentação.  

A escritora Anabela Monteiro nasceu em 1972 em Lourenço Marques, frequentou o Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Torres Novas, mais tarde, tirou o Curso de Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico no Domínio de Especialização em Estudos do Meio, na Escola Superior de Educação de Leiria. Ao longo da sua vida esteve sempre ligada ao associativismo, particularmente na Freguesia da Cumeeira, onde foi presidente e directora de algumas das Associações locais.

A apresentação do livro iniciou-se com as boas-vindas e a felicitação por parte do presidente da autarquia que refere que “este livro não é um livro sobre a história da nossa terra, mas sim um livro sobre nós e sobre os nossos antepassados, aqueles que antes de nós ajudaram a construir a nossa terra”.

A autora realça, tanto no livro, como na sessão de apresentação, o papel importante das pessoas da Freguesia, pois partilharam grandes “conhecimentos” e “saberes” com Anabela Monteiro, abrindo-lhe as “áreas das suas memórias partindo numa viagem ao passado que todos poderão usufruir ao ler a obra”, tal como refere a autora.

Para além da imprescindível ajuda da população da Cumeeira, Anabela Monteiro percorreu um longo caminho de investigação no meio de diversos documentos já arquivados na Universidade de Coimbra, no Exército Nacional, no Centro de Estudos de História Local e Regional Salvador Dias Arnaut, na Câmara Municipal de Penela, na Junta de Freguesia da Cumeeira e na Igreja, pois só assim conseguiu aprofundar a sua investigação.

No que se respeita à constituição da obra, esta inicia-se com um prefácio do Presidente da Câmara e é composto por 12 capítulos que, através da caracterização da freguesia ao longo dos tempos e das gentes que a compõe, representam uma profunda investigação sobre a história e a memória da freguesia da Cumeeira.

Por fim, a autora deseja que a “riqueza do conteúdo desta obra seja motivo de orgulho de um passado histórico, que ainda hoje se respira, e um legado para as gerações vindouras, que a estimem, que a enriqueçam e nunca a deixem cair em esquecimento”.

 

 



Data

14/07/2021

Categoria

Cultura

Partilhar notícia