Urban Sketchers visitaram Penela no I Encontro Nacional
- Penela retratada pelos Urban Sketchers
- Artistas de todo o país desenham Terras da Chanfana
- Arte, talento e traços inspiradores
No âmbito do projeto das Terras da Chanfana, e em parceria com a USkP - Associação Urban Sketchers Portugal, Penela recebeu, no passado fim de semana, o I Encontro Nacional de Urban Sketchers que contou com a participação de 14 artistas espalhados pelo país.
Atividades relacionadas com o talento e o gosto daqueles que têm interesse em retratar a realidade, como é o caso concreto dos Urban Sketchers, permitem, através da observação e do desenho, dar a conhecer o território e a região.
Luís Matias, Presidente da Câmara Municipal de Penela, no sábado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, deu as boas vindas aos participantes, sublinhando que estas iniciativas “permitem ter outra perspetiva, outro olhar sobre aquilo que é a nossa realidade, o nosso património, material e natural”, representado através do traço destes desenhadores.
Durante o dia 19 de junho, os retratistas tiveram a possibilidade de desenhar monumentos, ruas e paisagens de Penela e do Espinhal, nomeadamente a Praça da República, o Castelo de Penela, a Igreja da Misericórdia, a Igreja Matriz do Espinhal, entre outros locais de inspiração.
No domingo, 20 de junho, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a vila do Rabaçal e usufruírem de uma visita ao Museu e à Estação Arqueológica da Villa Romana. Neste local, os artistas, através do seu olhar e do seu engenho, descobriram a diversidade de património e paisagem que a região lhes oferece.
Ao longo do fim de semana, os desenhadores demonstraram a importância destas iniciativas como ponto de encontro e contacto com novos artistas, possibilitando também a partilha de diferentes abordagens nesta arte. Os participantes consideram que “a riqueza do desenho consiste na variedade de temas, locais e culturas”, o que permite enriquecer a experiência pessoal e, particularmente, o desenho.
Para encerrar a iniciativa em Penela, Rui Seoane, Vice-Presidente da Câmara, agradeceu a presença de todos os participantes e congratulou-os referindo que é através dos desenhos e da arte em geral que se consegue retratar aquilo que é mais característico no concelho, como paisagens, ruas e casas senhoriais que servem de inspiração para estes trabalhos.
Esta iniciativa terminou com o encontro de todos os participantes dos quatro concelhos envolvidos (Penela, Lousã, Vila Nova de Poiares e Miranda do Corvo), na Praça José Falcão em Miranda do Corvo.