Exposição Cumeeira – Alguns aspetos histórico-arqueológicos
A exposição “Cumeeira - Alguns aspetos histórico-arqueológicos”, que retrata marcos exemplares da história da freguesia, foi inaugurada no passado dia 26 de junho, e está patente no Centro Cultural da Cumeeira.
A presente exibição é da autoria do João Pedro Costa e foi realizada no âmbito do mestrado em Política Cultural Autárquica, da Universidade de Coimbra, sob a orientação da Professora Doutora Margarida Sobral Neto, coordenadora científica do Centro de Estudos de História Local e Regional Salvador Dias Arnaut.
À semelhança da exposição já antes realizada em Podentes, a mostra agora apresentada é resultado de uma investigação iniciada há cerca de um ano pelo autor, e demonstra um pouco daquilo que foi desvendado até então, pois torna-se fundamental não perder a memória do que foram as pessoas e dos momentos importantes na construção da nossa história.
De forma a dar continuidade a este trabalho de exposições que contam as histórias das freguesias de Penela, Luís Matias, Presidente da Câmara Municipal de Penela, enfatiza a importância de “em cada uma delas ter um trabalho mais aprofundado de investigação daquilo que é a história das nossas terras”.
Nesta exposição, António Arnaut foi recordado quer pelo facto de João Pedro Costa ter dedicado este trabalho à sua memória, quer pelo poema de sua autoria que encerrou este momento.
O conteúdo desta exposição poderá ser complementado com a investigação mais aprofundada realizada por Anabela Monteiro que apresentou e lançou, nesse mesmo dia, o seu livro intitulado de “Freguesia da Cumeeira – a Sua História e as Suas Gentes”.