Novas alterações de trânsito no acesso aos Paços do Concelho de Penela
Os trabalhos finais de pavimentação no âmbito da empreitada de requalificação da Praça do Município de Penela vão implicar novas alterações de trânsito no acesso aos Paços do Concelho. A partir de 02 de dezembro e por um período de, previsivelmente, uma semana, o acesso ao novo estacionamento e ao edifício será realizado pela Rua Dom Afonso Henriques (via Praça da República), passando neste período a coexistir os dois sentidos de circulação na rua da Filarmónica.
O avanço das obras de requalificação da Praça do Município de Penela vai implicar novas alterações de trânsito naquela zona da vila e no acesso rodoviário aos Paços do Concelho.
Nesse sentido, vai estar encerrada para trabalhos de repavimentação a Rua dos Paços do Concelho, que nas duas últimas semanas tem estado a circular no sentido ascendente ao contrário do que era habitual.
Desta forma, o acesso ao edifício dos Paços do Concelho e ao novo estacionamento (rua da Filarmónica) deverá ser realizado via Praça da República e Rua Dom Afonso Henriques. Neste período, passam a coexistir os dois sentidos de circulação na rua da Filarmónica (piso zero do novo estacionamento).
A Rua do Sol irá manter-se encerrada à circulação automóvel, com acesso condicionado para residentes, viaturas de emergência e veículos da obra.
Recorde-se que esta obra, a cargo da empresa Odraude – Construção Civil e Obras Públicas, Lda., que venceu o concurso público, visou a demolição de um muro que se encontrava em estado avançado de degradação e em risco de queda, com subsequente construção de um novo estacionamento público. O projeto criou cerca de 60 lugares de estacionamento, repartida em dois níveis de cota diferentes, que pretende dar resposta às necessidades de estacionamento e acessibilidades aos Paços do Concelho, ao Castelo de Penela e à Igreja Santa Eufémia. A intervenção prevê a criação de zonas de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada, bem como acessos pedonais legalmente adaptados à legislação das acessibilidades em vigor. Está, também, incluída a requalificação das infraestruturas das redes elétrica, de águas pluviais e de águas residuais.
Este projeto é financiado em 85% por fundos europeus, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), com um FEDER de 1.209.317,88€. A contrapartida nacional é assegurada pela autarquia que, para isso, elaborou uma candidatura à Linha BEI PT 2020.