Penela inaugura caminhos envolventes ao Castelo
A Câmara Municipal de Penela inaugurou, ontem, dia 25 de abril, a obra de requalificação dos arranjos exteriores ao Castelo. A obra, que se iniciou ainda no mandato anterior e ficou concluída recentemente, representou um investimento de cerca de 400 mil euros, com financiamento comunitário de cerca de 80% do Centro 2020.
Monumento Nacional desde 1910, o Castelo de Penela recebeu uma intervenção de requalificação dos caminhos envolventes. O investimento da Câmara Municipal de Penela foi inaugurado no 25 de abril, pelo presidente da autarquia, Eduardo Nogueira dos Santos, logo após a sessão solene comemorativa.
A intervenção assentou na área envolvente ao Castelo de Penela, que era ocupada por circuitos pedonais e mobiliário urbano ambos muito degradados e precários. Assim, a presente operação teve como objetivo preservar o existente, melhorar as condições de espaço público e paisagísticas, como fomentar o seu uso através de atividades temporárias.
A intervenção consistiu na limpeza e correção dos elementos que se encontravam degradados ou desajustados ao seu conjunto, criação de um percurso circundante ao castelo e o arranjo paisagístico da encosta.
Com esta intervenção, a autarquia penelense pretende tornar o centro histórico de Penela mais vivo e atrativo, tanto para os transeuntes diários como para os visitantes do Castelo, intervindo e reformulando o espaço envolvente, adequando-o às novas exigências para a mobilidade em espaços públicos, nomeadamente a adequação das instalações sanitárias para mobilidade condicionada.
O investimento total foi superior a 400 mil euros, com um financiamento no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2020 de 330.404,82€ (FEDER).