Câmara de Penela e IHRU visitam Urbanização da Camela um ano após incêndio
A Câmara Municipal de Penela promoveu, ontem, uma visita do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) à Urbanização da Camela, passado um ano sobre o incêndio que deflagrou numa garagem que inutilizou um dos lotes. A convite do Presidente da Câmara, Eduardo Nogueira dos Santos, a delegação do IHRU, que é o proprietário dos edifícios, liderada pelo Vogal do Conselho Diretivo, Fernando Almeida, visitou a urbanização, seguindo-se uma reunião de trabalho, nos Paços do Concelho, para preconizar os próximos passos com vista à resolução do assunto.
No encontro de ontem promovido pela autarquia penelense, o IHRU informou que está em curso um procedimento para a limpeza, lavagem e remoção de entulhos da cave, estando dependente de autorização da tutela, para posteriormente avançar com a reabilitação do edifício.
O presidente da Câmara Municipal de Penela assegura que a autarquia “tal como o fez desde o primeiro dia” continuará a “acompanhar os trabalhos com vista à recuperação do lote afetado pelo incêndio e a diligenciar pela celeridade dos procedimentos” agora “também junto da tutela”.
“A prioridade é a reabilitação do edifício”, salienta Eduardo Nogueira dos Santos, apontando para a carência de habitação do concelho, agravada por esta situação, uma vez que cerca de duas dezenas de famílias acabaram por ocupar apartamentos que iriam ser disponibilizados para arrendamento acessível e que, desta forma, voltaram a ficar fora do mercado. Também por essa razão, o autarca sensibilizou o IHRU para a “necessidade de acelerar esta intervenção, quer para suprimir as carências de habitação no concelho, quer para dar melhores condições de habitabilidade às famílias”, uma vez que o IHRU se compromete a incluir na intervenção a correção de patologias dos restantes apartamentos, tendo sido esse um dos “pontos positivos da reunião”.
A questão habitacional tem merecido especial atenção da Câmara Municipal de Penela, que está a desenvolver diversas candidaturas a programas nacionais e fundos comunitários para financiar a construção e requalificação de fogos destinados à habitação a custos controlados. No entanto, alerta o presidente da autarquia, estas são soluções que apenas vão surgir, no melhor cenário, em 2026.
Recorde-se que na manhã do dia 06 de maio de 2023 eclodiu um incêndio na garagem, destruindo diversas viaturas e danificando o bloco B da Urbanização da Camela, na vila de Penela. Desde o primeiro momento que a autarquia disponibilizou apoio às famílias desalojadas, encontrando no imediato soluções no alojamento local e unidades hoteleiras do concelho, apoiando posteriormente no realojamento a médio prazo.
Depois do local ter sido embargado pelas autoridades policiais, já este ano o Ministério Público libertou o edifício – independentemente de dar continuidade à investigação das causas do incêndio -, permitindo, assim, que o IHRU avance com os trabalhos necessários para a recuperação do imóvel.