Feira do Queijo Rabaçal envolve 50 expositores de seis municípios

Meia centena de expositores vão participar na ExpoSicó – XXXIII Feira do Queijo Rabaçal, em Penela, nos dias 20 e 21, cujo programa económico, turístico e cultural envolve seis municípios.

Dos produtores, empresas e instituições representados na iniciativa, 12 são do setor dos laticínios, três dos quais produtores de queijo Rabaçal com denominação de origem protegida (DOP), além de seis da área dos vinhos, entre outros.

“Queremos trazer mais visitantes ao nosso território”, disse hoje o presidente da direção da Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó, Pedro Pimpão, que também preside à Câmara Municipal de Pombal.

A associação reúne seis municípios ligados à Serra de Sicó: Pombal, Ansião e Alvaiázere, no distrito de Leiria, e Penela, Condeixa-a-Nova e Soure, no distrito de Coimbra.

A par do queijo Rabaçal (antiga freguesia do concelho de Penela que dá nome ao produto), os vinhos, o azeite, o mel, a cerâmica artística e o folclore são igualmente “elementos distintivos do território”, salientou Pedro Pimpão, na apresentação da ExpoSicó 2023 – XXXIII Feira do Queijo Rabaçal, no edifício do Habitat de Inovação Empresarial nos Setores Estratégicos (HIESE), na freguesia do Espinhal, Penela.

A feira anual realiza-se rotativamente em cada um dos municípios da associação de desenvolvimento, cuja presidência é também exercida alternadamente pelos membros da Terras de Sicó.

“Este evento, que desta vez vai decorrer na nova urbanização do Rabaçal, tem vindo a crescer e é hoje muito mais do que uma mostra de queijo”, afirmou, por seu turno, o presidente da Câmara de Penela, Eduardo Nogueira Santos, realçando a importância de promover este e os demais produtos endógenos da região.

Eduardo Nogueira Santos esclareceu que “o queijo Rabaçal é o queijo DOP”, embora a feira seja aberta à presença de queijos e outros produtos locais não certificados.

David Leandro, diretor executivo da associação, revelou que numa tenda montada para o efeito vão também estar representados dois projetos em que a Terras de Sicó participa: o Programa Nacional da Alimentação Saudável e outro que divulga 12 queijos portugueses certificados, do Continente e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Na fase das respostas aos jornalistas, Pedro Pimpão admitiu que a produção de queijo Rabaçal, à base de leite de ovelha e cabra, “atravessa hoje algumas dificuldades”, num momento em que duas novas queijarias preparam a sua abertura no concelho de Alvaiázere.

Um desenvolvimento mais otimista tem sido registado pelo setor vitivinícola, o que coincide com o 30º aniversário da criação da Sub-Região de Vinhos Terras de Sicó.

No programa de animação, destacam-se o espetáculo “One Herman Show”, de Herman José, no dia 20, às 21:30, mostras autónomas de vinho, azeite, mel e cerâmica artística, bem como um festival de folclore regional.

LUSA

11/05/2023