Penela investe 52 mil euros na requalificação e pavimentação de passeios
A Câmara Municipal de Penela vai investir cerca de 52 mil euros na requalificação e pavimentação de passeios em várias zonas do concelho, designadamente em Cabeça Redonda, Casal Novo, Zona Industrial de Penela, Fetais Cimeiros, Alfafar, Penela, Estrada de Viavai, Casal de Azenha, Carvalhais e São Simão.
O presidente da Câmara Municipal de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos, acompanhado pelo vice-presidente, Luis Balão, formalizou o contrato da empreitada de pavimentação em calçada em vários lugares do concelho com a empresa Pavi Sá – Pavimentos, Lda..
Um investimento de 52.139,44 euros (IVA incluído), com um prazo de execução de 90 dias, que vai permitir pavimentar ou requalificar áreas confinantes com arruamentos, criando bermas, passeios ou valetas.
De um modo geral, os trabalhos consistem na limpeza da plataforma, abertura de caixa, execução de base e aplicação de camada de revestimento que, dependendo do local e do tipo de utilização, poderá ser em calçada de calcário, de granito, de vidraça ou pavê.
Em Cabeça Redonda e Casal Novo, a autarquia pretende criar duas zonas de berma pavimentadas em calçada de calcário.
Na zona industrial de Penela serão revestidas com pavê duas áreas de passeios existentes, sendo que os acessos automóveis serão realizados em calçada de calcário e vidraça. Serão ainda substituídos e reparados alguns lancis que definem os passeios atualmente, uma vez que se encontram em mau estado de conservação.
Em Fetais Cimeiros, no arruamento existente em calçada de calcário, serão criadas duas faixas de calçada de granito, para maior aderência dos automóveis, devido à inclinação do arruamento e ao facto da calçada existente se encontrar polida. Será ainda pavimentado, no mesmo material, um acesso público.
Em Alfafar e em Penela, na rua Francisco Sá Carneiro serão beneficiadas bermas, a revestir em calçada de calcário. Em Estrada de Viavai, o acesso a uma propriedade será realizado no mesmo material.
Com o objetivo de encaminhar águas pluviais, em Casal de Azenha, será executada uma caleira de pavimento e em Carvalhais será executada uma valeta, ambas em calçada de calcário.
Por fim, em São Simão, os trabalhos consistem na reposição de calçada existente nas áreas contíguas às construções mais recentes.