Município de Penela distribui nogueiras para incentivar produção de nozes

A Câmara Municipal de Penela distribuiu cerca de mil nogueiras aos munícipes, no domingo, no decorrer da Feira das Nozes, iniciativa com que pretende estimular o aumento da produção deste produto endógeno no concelho.

A distribuição das árvores “é apenas uma medida simbólica” que a autarquia, presidida por Eduardo Nogueira dos Santos, realizou no recinto da tradicional Feira das Nozes, que integra a programação das Festas de S. Miguel.

“Esperamos que seja um primeiro passo para o fomento da produção deste produto endógeno tão identitário da nossa terra”, afirmou o autarca, ao intervir na cerimónia solene do feriado municipal de Penela, no distrito de Coimbra.

Na sua opinião, a Feira das Nozes “merece todo o empenho e dedicação”, sobretudo quando “as nozes são cada vez menos e acabam por ser vendidas muito rapidamente”. “O que sendo bom, por um lado, deixa-nos insatisfeitos por não estar a ser um produto devidamente potenciado também para a nossa economia”, disse Eduardo Nogueira dos Santos, ao defender a necessidade de “criar condições” para que a feira, integrada nos festejos de São Miguel, que terminam no domingo, “tenha mais e melhor futuro”.

Na sessão comemorativa, nos Paços do Concelho, o presidente da Câmara entregou a medalha de honra do concelho (grau ouro) à professora universitária Teresa Mendes. Eduardo Nogueira dos Santos enalteceu o “excecional contributo” da ex-presidente do Instituto Pedro Nunes, de Coimbra, no âmbito da parceria entre o município e o Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos (HIESE), com um trabalho “de promoção da inovação e do empreendedorismo qualificado e diferenciador de base local”, o que permitiu a distinção de Penela como Região Empreendedora Europeia 2023.

Lusa/CM Penela

03/10/2022