Programa 1º Direito apoia famílias com carências habitacionais em Penela

• Programa 1º Direito apoia famílias com carências habitacionais em Penela

Realizou-se ontem, dia 24 de maio, a Cerimónia de Homologação do Acordo de Colaboração entre o Município de Penela e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), no âmbito do 1º Direito. A sessão foi transmitida em direto no Facebook e no Youtube do Município.

O Programa 1º Direito tem como objetivo apoiar as famílias mais carenciadas que vivam em condições habitacionais indignas e que, devido às poucas condições financeiras que dispõem, não tenham possibilidade de reabilitar a habitação.

O Presidente da Câmara Municipal de Penela, Luís Matias, deu início à Cerimónia com a apresentação da Estratégia Local de Habitação de Penela, referindo que a elaboração deste documento permitiu aprofundar o conhecimento das características e dos indicadores do território. Considera ainda importante que os princípios orientadores da Estratégia Local de Habitação têm de estar alinhados com a Nova Geração de Políticas de Habitação, por forma a “acompanhar a dinâmica e a transformação física, socioeconómica dos territórios”.

Esta oportunidade da Secretaria de Estado da Habitação e do Governo, em poder criar a Estratégia Local de Habitação e ter a condição de poder aceder ao 1º Direito, permite melhorar as políticas de desenvolvimento estratégico de Penela. O autarca afirma que “não há Estratégia Local de Habitação sem haver programas associados às políticas demográficas, à atração de investimento e competitividade do território, aos programas de mobilidade intermunicipal e sub-regional e a todas as novas tendências e dinâmicas sociais e territoriais”.

A Cerimónia contou ainda com a intervenção do Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, e com a Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves.

Jorge Botelho reforçou a importância do emprego nos dias de hoje, pois é o maior motor da coesão social e que permite às famílias uma maior autonomia.

A Secretária de Estado da Habitação acrescentou que Penela é pioneiro na estratégia de habitação, demonstrando a sua preocupação com a população e a vontade de criar políticas de revitalização de forma a não esquecer o território.

O programa responsabiliza diretamente o Município, pois é quem melhor conhece o território, de forma a identificar os problemas dos munícipes. Sendo a ELH um documento estratégico integrado nas Políticas da Habitação, deverá promover soluções que contribuam para a melhoria das condições habitacionais dos residentes, para assim atrair e fixar pessoas no concelho de Penela.

25/05/2021

Ação Social