Guitarrista Bruno Costa foi à escola de Penela

• Guitarrista Bruno Costa foi à escola de Penela

Hoje, dia 21 de maio, via plataforma zoom, os alunos do 1º ciclo dos Centros Escolares de Penela, Espinhal e Cumeeira, tiveram a oportunidade de desfrutar de um momento de elevado gosto musical. O guitarrista Bruno Costa foi o protagonista do evento “O artista vai à escola”.

No âmbito do Programa de Educação Estética e Artística da Direção Geral da Educação, com a colaboração do Município de Penela e do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, cerca de 115 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, tiveram a oportunidade de ouvir temas e interagir com um exímio executante da Guitarra Portuguesa.

Bruno Costa, iniciou aos 12 anos o seu percurso musical como aprendiz de Guitarra Portuguesa orientado pelo Mestre Jorge Gomes. Tendo-se afirmado como músico de destaque no panorama nacional, reconhecido pelos seus pares, apresentou-se em palcos internacionais, tendo atuado nos quatro cantos do mundo, partilhando esses momentos com artistas como Cuca Roseta, António Ataíde, Jorge Palma, Wanda Stewart entre outros. É o próprio que se diz privilegiado por “andar com Portugal nas mãos” e, por isso, considera que tal responsabilidade “implica trabalho e dedicação”.

O evento teve início com intervenções prévias da Diretora do AEIDP, Fernanda Dias, seguida do Diretor Geral da Educação, José Vítor Pedroso, e com encerramento do Vice-presidente da Câmara Municipal de Penela, Rui Seoane.

Na sessão propriamente dita, Bruno Costa apresentou a Guitarra Portuguesa explicando as características e diferenças entre as congéneres de Coimbra, de Lisboa e do Porto. Entre conversas com os alunos, foram interpretados diversos temas consagrados, tais como “Canto Amanhecer”, “Canto do Rio” e “Verdes Anos” de Carlos Paredes. A ação terminou com um espaço de questões dos alunos, para satisfação das suas curiosidades.

O Município de Penela e o Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro valorizam este tipo de atividades, que estimulam o gosto elas artes; a valorização do sentido estético e artístico tem sido materializada em iniciativas de semelhante cariz, aproximando as crianças e jovens de Penela às artes, não só no contexto curricular como no de complemento curricular.

21/05/2021