Universidade Sénior de Penela está de regresso
Ontem, dia 17 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal, na presença dos Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penela, foi comunicado aos alunos e professores da Universidade Sénior de Penela o regresso das habituais atividades a partir da próxima segunda-feira, dia 24 de maio, que irão decorrer naquele edifício.
Após um ano de suspensão das atividades da Universidade Sénior, devido à pandemia Covid-19, e tendo em consideração as restrições atuais, irão ser retomadas as habituais aulas presenciais. De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Penela, Luís Matias, tão importante como o regresso às aulas também é essencial o convívio e a partilha de conhecimentos entre os alunos e professores.
Com o auditório repleto de alunos ansiosos para iniciar as tão esperadas aulas, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penela, com pelouro da ação social, Rui Seoane, relembra que a reabertura das aulas deve seguir as normas de funcionamento autorizadas e articuladas entre a Direção Geral da Saúde e a Rede de Universidades Seniores (RUTIS).
De forma a que tudo corra pelo melhor, considera-se fundamental o cumprimento das regras de higiene e segurança contempladas no Plano de Contingência, nomeadamente o uso da máscara, a limitação do número de pessoas na sala e a existência de ciclos de higienização regular.
Espaços como o Centro de Estudos Salvador Dias Arnaut ou o Centro Paroquial de Penela, onde antes se realizavam as atividades, agora, com as restrições atuais, deixam de poder ser utilizados pois não é possível cumprir as normas de distanciamento social. Assim sendo, as atividades da Universidade Sénior serão realizadas na Biblioteca Municipal, designadamente no auditório e preferencialmente no espaço exterior ao ar livre.
Os alunos e professores da Universidade Sénior, na sua maioria, já se encontram vacinados, no entanto, deve-se manter os cuidados com os contactos diretos por forma a cumprir as normas e recomendações da Direção Geral de Saúde.
De salientar que o desenvolvimento das atividades da Universidade Sénior de Penela permitem a valorização pessoal e social dos idosos com o objetivo de os manter ativos e participativos no seu dia-a-dia.