Câmara Municipal de Penela

Museu do Rabaçal associa-se ao Dia Internacional dos Museus

  • Museu do Rabaçal associa-se ao Dia Internacional dos Museus
  • Museu do Rabaçal associa-se ao Dia Internacional dos Museus
  • Museu do Rabaçal associa-se ao Dia Internacional dos Museus
  • Museu do Rabaçal associa-se ao Dia Internacional dos Museus
  • Museu do Rabaçal associa-se ao Dia Internacional dos Museus
  • Museu do Rabaçal associa-se ao Dia Internacional dos Museus


O Dia Internacional dos Museus, instituído pelo ICOM – Conselho Internacional dos Museus, é celebrado anualmente, a 18 de maio. Este ano, o Museu do Rabaçal vai assinalar a efeméride com entradas gratuitas e a apresentação da exposição “20 Anos de Trabalhos Museais” onde dará a conhecer os principais momentos vividos no espaço-museu da Villa romana do Rabaçal. 

 

A 5 de maio de 2001, o Espaço-museu da Villa romana do Rabaçal abriu portas ao público dando a conhecer o espólio recolhido nas diversas escavações arqueológicas, transformando-se na exposição permanente “Era uma vez…”, uma janela aberta para a ocupação deste território durante o período romano.   

Hoje, comemoram-se “20 anos de trabalhos museais” que transcendem a exposição permanente e revestem-se de uma série de outras iniciativas desenvolvidas, ao longo destes anos, no Espaço-museu, como pequenos concertos, atelieres educativos, workshops técnicos, conferências, encontros científicos e diversas exposições temporárias.

Foram mais de vinte as exposições temporárias que, de forma bastante diversificadas, redesenharam-se entre pintura, desenho, arqueologia, etnografia, produtos endógenos, entre outras, muitas das quais, resultando em catálogos disponíveis no Espaço-museu.

A título comemorativo, o Museu do Rabaçal expõe agora, também de forma temporária, os cartazes daquelas que foram as exposições mais marcantes, quer pela recetividade do público, quer pela temática apresentada.

Algumas destas exposições foram adaptadas a exposições itinerantes, como a “Villa romana do Rabaçal, Penela, Portugal, 1984-2010: Generosidade da Terra e solidariedade dos homens” patente nos Passos Perdidos da Assembleia da República, no Museu Nacional de Arqueologia, Museu Regional de Beja e Museu Arqueológico e Etnográfico do Distrito de Setúbal e no Instituto Português de Santo António em Roma. Uma exposição documental, entre o realizado e o que há por realizar, e uma reflexão sobre a experiência museológica com a participação da população, vivida durante 25 anos na Villa romana do Rabaçal.

Outras exposições estiveram patentes no Espaço-museu mais do que uma vez, dada a intemporalidade do tema e a importância local, como por exemplo, “Queijo Rabaçal, Sabor e Aroma de Sicó: do Acincho à Mesa”, que retrata, através de um excelente registo fotográfico, a confeção do tradicional Queijo do Rabaçal.

Estas exposições apesar de temporárias, tornaram-se permanentes na memória e na história do Espaço-museu da Villa romana do Rabaçal, permitindo aos nossos visitantes vivenciar esta temporalidade e estes 20 anos de trabalhos museais.



Data

17/05/2021

Categoria

Cultura