Penela foi o anfitrião do 4º Smart Café

O Município de Penela foi convidado pela rede europeia Smart Rural 21 para participar no “4th Smart Café” como anfitrião. Os Smart Cafés são momentos de partilha e discussão de ideias, onde cada representante apresenta a(s) sua(s) smart villages. Devido à situação pandémica em que nos encontramos, este encontro realizou-se online em detrimento de uma real imersão no território.

O Presidente da Câmara Municipal de Penela, Luís Matias, apresentou as estratégias e as políticas colocadas em prática para o desenvolvimento das aldeias de Penela selecionadas para integrar esta rede europeia de aldeias inteligentes e como estas estão ligadas ao desenvolvimento do concelho.

Assim, no âmbito desta rede, para a aldeia da Ferraria de São João, foi explicado o modelo do projeto Farm Real que utiliza as novas tecnologias com o objetivo de criar uma plataforma online onde os utilizadores possam adotar e acompanhar as suas cabras. Neste encontro também foram discutidos mais dois projetos criados localmente para dar resposta a situações de catástrofe, a ZPA – Zona de Proteção à Aldeia e os abrigos comunitários.

Na aldeia da Cumeeira, irá ser implementado um outro projeto designado por Social Village que pretende tornar a aldeia num espaço de apoio aos idosos, sem que eles tenham de ser institucionalizados e possam manter as suas relações de familiaridade sem barreiras físicas, no conforto das suas casas. Ambos os projetos são estratégias ancoradas na abordagem de Smart Villages.

Estes projetos apresentados pelo Município de Penela nesta conferência são vistos como soluções inovadoras e uma inspiração para outras aldeias/vilas que querem apostar no desenvolvimento de uma estratégia inteligente que seja sustentável a longo prazo.

Desta forma, o concelho de Penela foi exemplo de um território inovador, competitivo e empreendedor, com uma estratégia local sustentável e capaz de criar vantagens competitivas e oportunidades para a sua população e para quem se pretende fixar no território.

31/03/2021

Desenvolvimento Económico