Villa romana de São Simão - Conclusão da Campanha Arqueológica de 2020

• Villa romana de São Simão - Conclusão da Campanha Arqueológica de 2020

A campanha no Sítio Arqueológico da Villa romana de São Simão teve início em junho e termina este mês. As escavações permitiram até à data escavar uma área de cerca de 290 m2 da pars urbana (Casa Senhorial) de uma villa romana (quinta agrícola).

Este projeto de investigação da iniciativa e responsabilidade do Município de Penela, trouxe a luz do dia 19 pavimentos de mosaicos, para além de inúmeras estruturas que permitem um maior conhecimento da ocupação romana local e regional. Na investigação que agora termina foram ainda identificadas várias sepulturas de época posterior à ocupação romana, sendo razoável associar alguns vestígios encontrados à presença no local dos povos suevo-visigóticos.

A campanha deste ano contou com a colaboração de vários voluntários estrangeiros e nacionais, estudantes de arqueologia e antropologia e jovens estudantes do concelho de Penela.

Localizada no adro e zona envolvente da Capela de Nossa Senhora da Graça, esta villa vem comprovar a importância estratégica desta região que se estende de Conimbriga a Tomar para a civilização romana.

16/10/2020