A Ferraria de São João levantou-se após os incêndios de 2017

A aldeia da Ferraria de São João é hoje reconhecida como um exemplo de boas práticas quando se fala de proteção contra incêndios florestais. Este reconhecimento advém da capacidade demonstrada pela população ali residente quando, no rescaldo da calamidade do grande incêndio de Pedrogão, em junho de 2017, inspirados pelo tampão no montado de sobreiros que salvou a aldeia, resolveram criar uma Zona de Proteção à Aldeia (ZPA), através da substituição das espécies florestais altamente combustíveis, por espécies autóctones de baixa combustividade numa faixa de 100 metros ao redor da aldeia.

Esta atitude proativa das populações que sentiram que tinham de ser eles próprios os primeiros a mudar, para não estarem, a cada verão, com o coração nas mãos, mereceu a atenção da realizadora alemã Kathrin Reichwald que no filme “The Village and the Wildfier” retrata os momentos de aflição da população residente na Ferraria de São João e forma resiliente como eles encararam a situação.

Esta obra integra o elenco do 26º Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela que decorre em Seia no período de 10 a 17 de outubro esteve em exibição ontem, no Cineteatro – Seia.

Link para aceder ao trailer : https://www.filmschnitt24.de/films?wix-vod-video-id=73c6086437d24d0ab90d3d8871ba3179&wix-vod-comp-id=comp-iwc4pa69

15/10/2020