Penela incentiva proprietários a limpar terrenos
O Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, sediada na Lousã e a Câmara Municipal de Penela (CMP) estão a implementar um plano de fiscalização preventiva em todo o concelho, sensibilizando as populações para a limpeza voluntária dos matos junto das habitações, edificações, aglomerados populacionais e zonas industriais com o objetivo de defesa de pessoas e bens em caso de incêndio florestal.
A operacionalização deste plano contempla um conjunto de ações faseadas pelos GIPS e pelo Município de Penela. Numa primeira fase, os GIPS irão proceder à identificação das zonas críticas no concelho, com tablets oferecidos pela autarquia e ao mesmo tempo, alertar os proprietários para a necessidade de se fazer a gestão deste combustível. Num segundo plano de ação, se não procederem voluntariamente a essa limpeza, é levantado o respetivo auto de contra ordenação e far-se-á o acompanhamento até à resolução efetiva da infração.
Este trabalho será realizado em colaboração com o Gabinete Florestal da CMP que irá fornecer a cartografia suportada em Sistemas de Informação Geográfica que, para além do mapa que permite a delimitação da parcela/área a limpar (cadastrar), terá associado uma base de dados com campos de informação que irá possibilitar a partilha da mesma, entre as entidades envolvidas.
