Penela assinalou Dia do Município com entrega de medalhas
Penela comemorou o dia do Município (29 de Setembro) em Sessão Solene onde foram entregues as medalhas de mérito do concelho. Perante a presença do Secretário de Estado da Administração Local, Dr. António Leitão Amaro, o Município de Penela homenageou pessoas e entidades que marcam o concelho.
Luís Matias, Presidente da Câmara Municipal de Penela, na cerimónia que assinalou o Feriado Municipal, afirmou que nos “orgulhamos de ter no nosso território um conjuto de empresas com assinalável solidez que têm sabido conquistar novos mercados, serem inovadores nos produtos que oferecem e, por isso, mesmo em tempos de reconhecidas dificuldades para todos, tem sabido crescer e desenvolver-se“. Na sua intervenção o autarca penelense fez questão de sublinhar a importância que as duas empresas PME Excelência, a Frijobel e a Simões&Rodrigues, têm enquanto “exemplo que nos permite olhar para os territórios de baixa densidade que enquanto uns teimam perspetivar apenas pelo preconceito da ruralidade, do subdesenvolvimento, da desertificação e da inércia, nós vemos um espaço com um horizonte ilimitado e um inquestionável património que deve ser valorizado e que é gerador de oportunidades de negócio e de riqueza”.
Por fim, o Edil agradeceu aos homenageados “o exemplo de Cidadania, da vontade empreendedora, da dedicação e do compromisso com Penela”.
MEDALHA DE MÉRITO DO CONCELHO DE PENELA CONCEDIDA A: MARIA HELENA DUARTE MADURO E ANTÓNIO FANGUEIRO PEREIRA MADURO
“Maria Helena Duarte Maduro e António Fangueiro Pereira Maduro, nascidos em Penela e Vila Nova – Miranda do corpo, respetivamente, encontraram-se um dia na vida e não mais se separaram, construindo a cada dia uma obra comum. Ambos professores, recusando o conforto do status quo vigente, preferiram contrariar as tendências mais ou menos dominantes e ousaram ser diferentes desenvolvendo um projeto educativo diferenciador com a criação do Colégio Minerva no Barreiro. Antes, já tinham demonstrado o seu inconformismo participando ativamente no processo de constituição da Cercipenela.
Em todos os seus empreendimentos abraçaram causas com a paixão única daqueles que acreditam estar a construir um Mundo Melhor! O concelho de Penela tem o privilégio de ser o berço destes dois seres e a responsabilidade de ser o depositário da mais recente concretização de um dos seus sonhos – o Duecitânia Design Hotel. Criado na antiga fábrica de papel da Ponte do Espinhal, constitui a expressão máxima da valorização do legado dos antepassados para a construção de um efetivo modelo de desenvolvimento sustentado do território.
A Maria Helena Duarte Maduro, aqui presente, e o António Fangueiro Pereira Maduro, que embora nos tenha deixado precocemente continua e continuará a ser uma presença constante por toda a obra que ajudou a erigir, são credores do reconhecimento do mérito empreendedor, cultural e de cidadania do Município de Penela.”
MEDALHA DE MÉRITO DO CONCELHO DE PENELA CONCEDIDA A: MARIA MARGARIDA SOBRAL DA SILVA NETO
“Maria Margarida Sobral da Silva Neto, natural de Sernancelhe, é professora de História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Tendo como principal área de estudo a História das Sociedades Rurais, tem dedicado grande parte da sua investigação à História Local e Regional, nomeadamente à análise do Poder Local em perspetiva histórica, foi designada pela Universidade de Coimbra para a coordenação científica do Centro de Estudos de História Local e Regional Salvador Dias Arnaut, resultante da parceria estabelecida entre aquela Universidade, a família do Professor Doutor Salvador Dias Arnaut e o Município de Penela.
A elevada competência e assinalável dedicação e empenhamento com que tem desempenhado as suas funções têm projetado o Centro de Estudos junto da comunidade universitária e científica nacional, conferindo-lhe um importante papel na divulgação de recursos, projetos e bens patrimoniais e culturais do município, nomeadamente, na realização de Colóquios com projeção nacional; na realização de seminários dedicados a alunos de mestrado e de doutoramento e na realização do Seminário Permanente de História Local e Regional, uma iniciativa científica de referência que, mensalmente, tem atraído a Penela públicos académicos e não académicos.
Pelo profissionalismo, dedicação e envolvimento emocional com que tem desempenhado as suas funções de coordenação científica do Centro de Estudos de história Local e Regional Salvador Dias Arnaut, a Professora Doutora Maria Margarida Sobral da Silva Neto é credora do Mérito Cultural do Município de Penela.”
MEDALHA DE MÉRITO DO CONCELHO DE PENELA CONCEDIDA A: PRODUTORES DE VINHO CERTIFICADO DO CONCELHO
“Os Produtores de Vinho Certificado do concelho, são um punhado de homens e mulheres que tiveram a ousadia de aceitar o desafio com que há cerca de 20 anos começaram a ser confrontados – continuarem a fazer com qualidade aquilo que gostam e sabem, mas de uma forma que essa qualidade possa ser reconhecida e acrescente valor ao produto e ao rendimento que ele produz.
Com a resiliência indispensável a quem tem de partilhar o espaço e o tempo com as chuvas intensas, o sol escaldante ou a inclemência das geadas, estes homens e mulheres souberam ser inovadores no modo como reforçaram a identidade dos vinhos produzidos nas terras do concelho e como os transformaram nos vinhos de elevada qualidade amplamente reconhecida pelos especialistas nacionais e internacionais.
Responsáveis pela produção de 50.000 litros por ano, os produtores e engarrafadores do concelho de Penela prestam, desde 1997 com o primeiro vinho certificado pelo Padre Amílcar Neves, de Alfafar, um inestimável contributo á afirmação da qualidade dos produtos endógenos do município, contribuindo decisivamente para o seu desenvolvimento sustentado.
Pela ousadia e pela capacidade empreendedora, pelo impacto que a sua ação representa no reforço da viabilidade dos territórios de baixa densidade demográfica, os produtores engarrafadores de vinho em atividade no concelho de Penela, Isaura Rosa Conceição Reis, Júlio Guilherme Dias, Manuel Filipe Mendes, Maria Luísa Domingues Lapa Santos Reis, Maria Rita Falcão Ramos e Rui Manuel Silva Simões, são credores do mérito empresarial e social do Município de Penela.”
VER FOTOS


