Festas de S. Miguel encerra com balanço positivo
A FAGRIP – Feira Agrícola, Comercial e Industrial e a Feira da Gastronomia e as Festas do Concelho de Penela 2014 decorreu dos dias 26 a 29 de Setembro, no Pavilhão Multiusos e zona envolvente.
Ao longo de quatro dias, Penela recebeu milhares de visitantes que acorreram à tradicional festas do concelho, com a ancestral Festas de S. Miguel e Feira das Nozes, a contemporânea FAGRIP – Feira Agrícola, Comercial e Industrial e a Feira dos Produtos Endógenos e da Gastronomia. Marcada pela diversidade, estas festividades aglomeraram uma panóplia de atividades de cariz lúdico e concertos que fizeram as delícias dos milhares de visitantes que por cá passaram.
Com o objetivo de afirmar a vitalidade social, económica e cultural do território o certame voltou a inovar com a realização das segundas Jornadas de Nucicultura, um espaço de troca de saberes sobre a produção de nozes, um produto de excelência.
Este ano, a autarquia continuou a apostar na inovação das Festas de S. Miguel, tornando-as mais atrativas e mais dinâmicas. Realizou-se, uma vez mais, a Feira dos Produtos Endógenos e Gastronomia na Pavilhão Multiusos de Penela, como forma de preservação das tradições locais e de promoção do orgulho penelense, na sua gastronomia, na sua riqueza etnográfica e na sua identidade cultural.
Penela Fashion
O Penela Fashion, também ele já uma marca do S. Miguel, encantou os penelenses e os seus visitantes. O pavilhão multiusos voltou a encher-se no primeiro dia de festa, com muita elegância e glamour. Este ano contou com a participação especial dos atores/cantores Mia Rose e Paulo Vintém. Foram as crianças que protagonizaram o primeiro desfile da noite, percorrendo sincronizadamente uma carpete vermelha. De seguida, foi a vez de os adultos subirem ao palco e desfilarem com as novas tendências de Outono/Inverno das lojas Glamouseason, Pink, Cool Kids, Damodas, Estileva, Rosmoda e o Gato das Botas.
Feira das Nozes
A Feira das Nozes que teve lugar no Domingo, dia 28 de Setembro, criada por D. Duarte no ano de 1434, depressa se tornou numa feira de referência no território e foi ganhando espaço em atividades económicas, até unir com a atual e já mencionada FAGRIP, cuja primeira edição data de 1993. Afirma-se cada vez mais como um evento de capital importância no âmbito da dinamização socioeconómica da Região Centro.
