Câmara Municipal de Penela

Mel fez a festa em dia de chuva no Espinhal



Realizou-se no passado fim-de-semana a XXIV Feira do Mel do Espinhal, com o habitual sucesso em termos de afluência de público.

O certame foi inaugurado pelo Eng. Jorge Gomes, diretor de serviços da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro e contou com a presença de cerca de duas dezenas de produtores de mel certificado, que congratularam a organização por se manter fiel à norma de apenas permitir a comercialização na feira de mel certificado.

A Feira do Mel é uma organização conjunta do Município de Penela, da Junta de Freguesia do Espinhal e da Associação de Apicultores Serramel. Trata-se de uma iniciativa que visa a valorização do Mel da Serra da Lousã – Denominação de Origem Protegida - DOP. Para além do mel diversos outros dos seu derivados também estiveram representados nas bancas dos apicultores - os licores e as aguardentes, os vinagres com mel, os própolis e o pólen, são apenas mais alguns dos produtos da colmeia, que puderam ser adquiridos.

A Feira do Mel foi ainda enriquecida com o mercado de agricultura familiar e tradicional, onde, para além do Queijo Rabaçal DOP e do vinho Terras de Sicó, não faltaram outros produtos agrícolas. Para além da realização da Feira do Mel, o certame contou ainda com diversas iniciativas das quais importa realçar na Sexta-feira, dia 31 de Agosto, a cerimónia de atribuição dos prémios de Mérito Escolar da Junta de Freguesia do Espinhal, que reuniu a família espinhalense no salão da Casa da Cultura.

No Sábado decorreu a VIII edição do seminário florestal, dedicado ao tema “A Floresta e a Apicultura”. Também nesse dia teve inicio a Bienal do Humor Luís Oliveira Guimarães que vai já na sua IV edição e, que mais uma vez constituiu assinalável êxito quer nacional quer internacionalmente.



Data

10/09/2014