Câmara Municipal de Penela

Humor subiu ao palco e premiou artistas de várias nacional



Com o objetivo de comemorar os 40 Anos de Abril – Revolução dos Cravos que restituiu a liberdade e democracia a Portugal, a IV Bienal de Humor Luis Oliveira Guimarães desafiou artistas dos cinco continentes a meditarem sobre o que é a Liberdade, “esse direito pessoal que começa onde a dos outros acaba e impõe-se aos outros quando a nossa começa”.

A concurso estiveram cerca de 950 trabalhos assinados por 335 artistas de 62 países diferentes. O primeiro lugar foi atribuído a Agim Sulaj (Albânia) , o segundo a Mikhail Zlatkovsky (Rússia) e o terceiro a Henrique Monteiro (Portugal) . Foi ainda atribuído o prémio especial Humorgrafe a Vasco Gargalo (Portugal).

Espinhal, vila de grandes histórias e tradições acolheu nos dias 7 e 8 de Setembro, uma vez mais, este grande evento, que encheu-se de caricaturistas, enriquecendo a XXV Feira do Mel, para a festa da caricatura onde os traços dos desenhos mais caricatos foram fazendo sorrir, quem pacientemente, aguardava a sua vez para ser desenhado.

O auge deste evento único de humor nacional e também, já no fórum internacional, foi a Tertúlia sob o tema “A Liberdade”. Num tom informal, a conversa decorreu com personagens que marcaram a história revolucionária do nosso país. A jornalista Fernanda Freitas, o “Capitão de Abril” Carlos Beato, o “Cantor" Manuel Freire, o “Cartoonista” e sempre bem-disposto Onofre Varela e não esquecendo o “Historiador de Arte” Osvaldo Sousa que tão bem contribuíram para o enriquecimento daquela tarde que marcou com a sala cheia.




Data

11/09/2014