Louriceira cantou e encantou com Inverno Cultural
Foi com a “prata da casa” que o Inverno Cultural atraiu dezenas de pessoas, no passado Domingo, desta vez, à Associação Cultural e Recreativa da Louriceira. Foram convidados a atuar o grupo de Santo Amaro “TucáTulá SA” e o grupo das Grocinas “Ou Vai ou Racha”.
Ambos presentearam o público com um repertorio de músicas tradicional portuguesa, que de forma espontânea souberam cativar a simpatia e o coração de todos. A alegria e a sua contagiante capacidade de animação compuseram mais uma tarde de Inverno Cultural com o típico sabor à nossa terra, criando um verdadeiro convívio e boa disposição entre as nossas “gentes”.
Grupo de Música “TucáTulá SA”
O Grupo de Música Tradicional Tu-cá-Tu-lá S.A. com sede no Centro Cultural de Casais de Santo Amaro, nasce em Outubro 2010, perante a preocupação com a perda da vitalidade cultural e da dinâmica associativa local, conjuntamente com a necessidade sentida de preencher lacunas e vazios culturais através do alargamento do âmbito da sua atuação.
É composto por um grupo de amigos que se juntaram com o objetivo de passar e proporcionar bons momentos musicais e de convívio na dinamização e defesa da identidade e valores culturais locais.
O repertório é selecionado perante as capacidades dos elementos e integra essencialmente música de cariz popular. Foi nesse sentido que se agregou este grupo de amigos, que reúnem semanalmente para ensaiar.
O dia 27 de Fevereiro de 2011, no Centro Cultural de S. Sebastião, ficará registado como a data que marca o início, o primeiro contacto oficial com o público deste jovem grupo, que tem desde a sua fundação como orientador e responsável técnico o professor Filipe André Reis Simões.
Grupo de Música Popular “Ou vai ou racha”
A 23 de Fevereiro de 1978 nasceu o Rancho Folclórico Infantil das Grocinas. E em 1994, no dia 22 de Agosto, teve a sua última atuação na Freguesia do Rabaçal.
Ao final da atividade daquele agrupamento folclórico sobreviveu o grupo de tocadores, denominado por “Tocata das Grocinas”. Este grupo continuou a levar a sua música a vários pontos do país e a inúmeras festividades, inclusivamente a casamentos e batizados.
Foi no seio desta tocata e fruto do entusiasmo dos seus elementos que surgiu o Grupo de Música Popular “Ou vai ou racha”.
PRÓXIMO ESPETÁCULO:
3 DE MARÇO, SÁBADO
21h00 • Centro Cultural de Monte Vez
Grupo de Teatro Maças D. Maria
Terra Firme
INVERNO CULTURAL 2012, por todo o concelho, perto de si…



