Vinália à descoberta do vinho Terras de Sicó
Após o sucesso das edições anteriores, Podentes e Alfarar foram, uma vez mais, no passado fim-de-semana, anfitriões da III Vinália, o Sabor de Podentes. Este espaço é já o espelho das potencialidades do sector vitivinícola do Concelho, quer através de um vasto leque de expositores que ofereceram uma viagem ao mundo do vinho e da vinha, quer pelas Jornadas Práticas de Vitivinicultura, pela Rota do Espumante de Sicó ou ainda, pelo Concurso de Vinhos, proporcionando o contacto entre produtores, apreciadores do vinho e visitantes.
Do programa, o destaque vai para as Jornadas Práticas de Vitivinicultura, um fórum temático que procurou encontrar linhas de acção e orientação metodológicas para um melhor exercício da actividade e que contou com a participação de técnicos, viticultores, vitivinicultores – engarrafadores, autarcas e público indiferenciado.
“A Vinália dá ênfase à afirmação de identidade desta parte do território de Penela e é constituído por um trinómio de mancha vitícola, cujas aldeias Podentes, Alfafar e Chainça, são os vértices desse triângulo”, conforme realçou, na abertura dos trabalhos, António Alves, Presidente da Câmara Municipal de Penela.
Decorreu em simultâneo o Mercado de Agricultura Familiar e Tradicional espaço para os agricultores do Concelho venderam os seus produtos agro-pecuários, estimulando assim o seu consumo.
O 1º Concurso de Vinhos da Vinália uma novidade que agradou a todos os presentes, foi apresentado com um excelente painel de provadores, onde o vinho Sicó mereceu uma profunda análise e o resultado muito contribuirá para o engrandecimento dos vitivinicultores, e consequentemente da região.
Pode-se concluir que este certame, que conduz pelo terceiro ano consecutivo, centenas de pessoas ao Concelho de Penela, está em condições de constituir um pólo estratégico de desenvolvimento pelo efeito induzido pelas potencialidades agrárias e turísticas.

 
                                    
     