Workshop avaliou plano estratégico
Na passada Sexta-feira (8 de Julho), no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Município de Penela organizou um Workshop de Trabalho sob o tema “Estratégia de Desenvolvimento - Avaliar 6 anos (re)definir o futuro!” com o intuito de validar a implementação do plano estratégico de inovação, competitividade e empreendedorismo (PD-ICE) que começou a ser desenvolvido em 2007.
O PD-ICE de Penela, elaborado com a ajuda da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) é um documento que aponta agentes e apostas estratégicas, indicadores de sucesso e projectos estruturantes assentes em 3 linhas de acção: promoção de uma cultura de valores de inovação, competitividade e empreendedorismo, dinamização da base económica local e valorização territorial.
O balanço dos 6 anos foi apresentado pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Luís Matias onde apontou os cerca de 70% de execução do plano estratégico, facto esse que permitiu atrair importantes investimentos privados na área do turismo o que gerou maior atractividade no território. Aliado está, o trabalho em rede com os parceiros na área da inovação e do empreendedorismo, como veículo fundamental na fixação de empresas.
O Professor Augusto Medina da SPI e um dos oradores do workshop, felicitou o Município de Penela pela coragem em realizar uma iniciativa desta natureza identificando-o como pioneiro em avaliar um plano estratégico e não deixou de tecer rasgos elogios pelo elevado grau de concretização, realçando “Penela tem uma estrutura bem definida, em domínios bem fundamentados, com caminhos que se podem renovar.”
“Esta iniciativa, para além de ter permitido avaliar o grau de execução do plano estratégico, contribuiu positivamente para reposicioná-lo para os próximos anos, naquilo que serão as orientações estratégicas de acção do Município de Penela no âmbito da promoção da inovação, da competitividade e do empreendedorismo”, sublinhou António Alves, Presidente da Câmara Municipal, mostrando-se igualmente satisfeito com o resultado do workshop.
O evento encerrou com a participação do Professor Rui Baleiras, especialista em desenvolvimento territorial e ex-Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, abordando a importância em definir uma estratégia de desenvolvimento territorial. Afirmou ainda que “os territórios diferenciam-se pela sua capacidade de cooperação” e também ele congratulou o Município de Penela por ter tido essa “capacidade de trabalhar em rede”.
Estiveram presentes na iniciativa, os mais diversos actores locais e regionais que colaboram directamente com o Município de Penela, tais como o IAPMEI, CCDRC-C, CIMPIN, IPN Incubadora, ADXTUR, ICNB, empresas parceiras do SmartRural Living Lab, Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, membros da Assembleia Municipal e demais personalidades e entidades locais.


 
                                    
     