Penela Presépio já abriu portas! Visite a Vila Presépio
A edição deste ano do Penela Presépio, ontem inaugurada no castelo daquela vila do distrito de Coimbra, impressionou vivamente todos quantos participaram, ao princípio da tarde, na cerimónia inaugural. A monumental infra-estrutura, com 102 figuras animadas, distribuídas por uma área de 500 m2, é a maior do género no nosso país e, à semelhança das três anteriores edições, deverá atrair, de novo, mais de uma centena de milhares de visitantes.
A receita das entradas, que habitualmente ronda os 50 mil euros, destina-se integralmente à recuperação de casas degradas em que vivam famílias com escassos recursos financeiros. Trata-se, aliás, de um objectivo de solidariedade que o presidente da Câmara Municipal relevaria na cerimónia que decorreu na Igreja da Misericórdia, juntamente com o facto da organização do evento envolver empenhadamente, além da autarquia, a comunidade do concelho, com destaque para as escolas e as instituições de vocação social.
Paulo Júlio destacou ainda a dinâmica que a iniciativa, ao atrair grandes afluxos de turistas, incute, por um lado, na economia do município e, por outro, na promoção de Penela e das suas potencialidades.
“É um exemplo”, sublinhou ao autarca, “da forma como um pequeno município pode garantir valores económicos acrescentados e contribuir assim, activa e sustentadamente, para o desenvolvimento da região e do próprio País”.
O presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal considerou a iniciativa como “um símbolo de afirmação da identidade e do reforço da competitividade de Penela” e a prova de que, “ao atrair multidões das mais variadas classes e faixas etárias, acrescenta significativos valores ao destino turístico de Penela”.
Pedro Machado, para quem os municípios são imprescindíveis no contexto do incremento da actividade turística, congratulou-se com a circunstância da Câmara de Penela apostar num evento desta envergadura em época baixa, “o que lhe confere significado acrescido”.
Esta iniciativa já se tornou uma referência nas festividades natalícias da região e do país. Até 2 de Janeiro, os visitantes poderão ainda percorrer um roteiro de presépios, dos mais tradicionais aos mais alternativos, com destaque para o grandioso Presépio do Espinhal, com cerca de 130 m2.



