Câmara Municipal de Penela

Centro de Estudos único no País abriu portas



Penela passou a dispor, desde ontem,, de um Centro de Estudos de História Local e Regional único no País, onde, futuramente, se desenvolverão teses de mestrado e doutoramento ligadas á História e ao desenvolvimento local e regional. Tem ainda a particularidade de surgir de uma parceria entre um município e uma prestigiada instituição de ensino superior, neste caso, o de Penela e a Universidade de Coimbra.

Trata-se, segundo o presidente do executivo municipal, de “quando se fala em desenvolvimento em territórios de baixa densidade demográfica como Penela, este executivo da CMP acha muito importante parcerias como a que hoje aqui finalizamos entre o Município de Penela e a FLUC.

Estes relacionamentos entre o Poder local e a universidade irão potenciar o desenvolvimento da nossa região e com certeza no desenvolvimento Portugal, uma vez que são duas instituições que se reúnem em prol disso mesmo.”

“Este CEHLR é um exemplo de como se pode fazer algo único a partindo da identidade e História de um concelho como Penela juntando-lhe o mundo académico e científico de forma sustentável.”

“Pretende-se com este espaço, que seja um espaço dos penelenses, quer seja ler, quer seja para ir à Internet, quer seja para desfrutar da magnífica vista da Serra da Lousã. Isto pretende ser um espaço público de todas as pessoas e naturalmente um espaço para investigadores de História Local e Regional”.

Esta é mais uma peça que constitui o puzzle que desenhámos para o desenvolvimento desta localidade, dada a sua localização em pleno Centro histórico da Vila de Penela.

Paulo Júlio terminou dizendo “Penela hoje, aqui, volta a afirmar com a sua acção muito simples o seu perfil de Vila e concelho inspirador.”

O Centro, que a autarquia pretende transformar numa “instituição de referência, a nível nacional, no estudo da temática histórica local”, alberga dois importantes fundos bibliográficos: o imenso e riquíssimo espólio de monografias da biblioteca particular do Professor Doutor Salvador Dias Arnaut, cedida, tal como o próprio edifício, pela família deste insigne académico, que foi catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e algumas centenas de livros e publicações de praticamente todos os municípios portugueses.

Possui igualmente um portal electrónico, instrumento fundamental no acesso à documentação pretendida, funcionando como ponto de partida para o trabalho e desenvolvimento de pesquisas e produção de conhecimento.

O espaço, localizado na encosta do Castelo e preferencialmente concebido tendo em conta a investigação, as novas tecnologias, o património, em suma, a cultura, está aberto a todos quantos pretendam, por exemplo, ler, simplesmente, um livro de história de um qualquer pedaço do território nacional ou, então, navegar na Internet.


Inauguração do CEHLRInauguração do CEHLRInauguração do CEHLRInauguração do CEHLR

Data

28/11/2010