Smart Rural Living Lab

SmartRural Living Lab (SRLL)

O Município de Penela é líder do consórcio Smart Rural Living Lab que faz parte da Rede Europeia de Living Labs (ENoLL).

Desde 2007 que o Município de Penela apostou numa estratégia de inovação, competitividade e empreendedorismo através do seu Plano Director de Inovação, Competitividade e Empreendedorismo (PD-ICE).

Penela mais empreendedora

Um Concelho focado no desenvolvimento económico, tendo como vectores a inovação, competitividade e empreendedorismo, e na melhoria da qualidade de vida da sua população.

Uma visão: “Recursos Locais ao serviço da Inovação, Inovação ao serviço dos recursos locais.” Assim, com um enorme dinamismo e energia aplicado a este desígnio, com todos e para todos, foi possível definir linhas claras de orientação estratégica à volta de três domínios de acção:

Pessoas (Educação, Formação, Associativismo);

- Sectores estratégicos (Turismo cultural e Ambiente, Fileira agro-alimentar, Exploração florestal e Energias renováveis);

- Infra-estruturas de suporte ao desenvolvimento empresarial e à qualidade de vida.

Com este princípio, a visão pôde assim ser suportada em três linhas estratégicas:

- Dinamizar a base económica local, reforçando parcerias;

- Consolidar novos factores de competitividade centrados na educação e formação, fomentando uma nova cultura de valores baseada na ética, na criatividade, na capacidade de realização, valorizando o risco e o conhecimento;

- Valorizar o território como factor de desenvolvimento.

SmartRural Living Lab (SRLL)