Laços de Leitura – histórias que abraçam com a temática de Abril
A iniciativa, dinamizada por Sara Conchita, terá como principal objetivo a valorização e promoção da leitura e da literacia nesta Hora do Conto, dirigindo-se especialmente às famílias com crianças entre os 3 e os 10 anos de idade.
Esta ação procura desenvolver o trabalho de sensibilização em conjunto com pais e filhos, reforçando a importância da Leitura em Família enquanto ferramenta fundamental no desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças.
A temática destes momentos de leitura e exploração estará centrada no 25 de abril de 1974, com especial enfoque na Revolução dos Cravos e nos valores que lhe estão associados, como a liberdade, a democracia, a participação cívica e os direitos humanos.
Ao longo da hora do conto, serão abordadas histórias adaptadas à idade dos participantes, que permitirão compreender, de forma acessível e reflexiva, a importância deste marco histórico para a sociedade portuguesa.
A atividade destaca-se pelo ambiente de proximidade entre todos os participantes, comunicação e participação das famílias, que pretende consolidar a leitura como um hábito estruturante desde a primeira infância.
