Reunião da Comissão Municipal de Emergência e Proteção Civil – 29/01/2026
Informamos que a Comissão Municipal de Emergência e Proteção Civil reuniu hoje para efetuar um novo ponto de situação das ocorrências resultantes da tempestade Kristin.
Nesta reunião, que contou também com a presença de Helena Teodósio, Presidente da CIM Região de Coimbra, Carlos Luís Tavares, Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Comando Sub-Regional da Região de Coimbra, Jorge Brito, Secretário Executivo da CIM Região de Coimbra que efetuaram uma visita ao Concelho para acompanhar a situação, Eduardo Nogueira dos Santos, Presidente da Câmara Municipal de Penela, apresentou as várias necessidades já elencadas, destacando que “Penela foi bastante afetada e necessita que as medidas de apoio sejam céleres e ágeis para que se possa efetuar a necessária recuperação, quer em equipamento públicos, quer em bens privados”.
O Autarca destacou ainda a “importância da energia elétrica ser resposta com a maior brevidade possível, sendo relevante destacar o impacto que esta situação tem no tecido económico e empresarial e no regresso à normalidade na vida dos Munícipes, nomeadamente porque impacta também no fornecimento de água”.
Eduardo Nogueira Santos referiu também “a necessidade da reposição das telecomunicações que são primordiais para que os Munícipes, empresas e as entidades possam comunicar e procurar resolver as diversas ocorrências”.
Após ouvir os representantes das várias entidades locais, foi decido manter ativo o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, reforçando o alerta à população para que continue vigilante e atenta às comunicações e indicações da Proteção Civil.
A Autarquia reforça também a necessidade de se ter especial atenção para a subida dos caudais das linhas de água e para a existência de “lençóis de água” nas vias, sendo relevante adotar uma condução defensiva.
