Câmara Municipal de Penela

O Município de Penela voltou a alcançar o Galardão Bandeira Verde ECO XXI da edição 2025

  • O Município de Penela voltou a alcançar o Galardão Bandeira Verde ECO XXI da edição 2025
  • O Município de Penela voltou a alcançar o Galardão Bandeira Verde ECO XXI da edição 2025


Esta subida reflete o compromisso do Município de Penela na implementação e monitorização de medidas e ações que valorizam os indicadores do programa e a qualidade de vida no concelho.

O Programa ECO XXI 2025 foi implementado pela ABAAE (Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação) em 2005, para reconhecer os municípios portugueses com boas práticas de sustentabilidade ambiental e social.  Com 21 indicadores-chave, destacam-se a Educação Ambiental, Gestão de Resíduos, Água, Energia, Mobilidade, Biodiversidade e Turismo, incentivando ações concretas e a participação da sociedade civil, orientadas para a Agenda 2030.

Este programa visa avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios aqueles que demonstram a implementação efetiva de boas práticas ambientais, politicas e ações em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.

O incentivo à implementação das ações-chave do Programa ECO XXI centra-se na educação para a sustentabilidade e na promoção da qualidade ambiental. No Município de Penela, exemplificativamente, podem ser elencados os seguintes elementos: na área de Educação e sociedade, projetos de sensibilização e participação cívica. Nos recursos naturais, são concretizados programas de gestão de água, energia e resíduos. No turismo sustentável, concretizadas práticas que alinham desenvolvimento turístico com sustentabilidade.

Ao conferir a qualidade do desempenho do Município de Penela nos 21 indicadores, o programa ECO XXI constitui também uma ferramenta de gestão interna, apontando caminhos e metas no sentido da sustentabilidade.



Data

08/01/2026