Investimento de 1,5 milhões de euros reforça cuidados de saúde em Penela

No dia 15 de maio, foi assinado o auto de consignação da obra de requalificação do Centro de Saúde de Penela, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A intervenção, adjudicada à empresa Conway, Lda., representa um investimento de 1.591.656,05€, no âmbito do PRR, e visa melhorar as condições de acesso e a qualidade dos cuidados de saúde prestados à população.
O Município de Penela assinou, no passado dia 15 de maio, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, o auto de consignação da obra de requalificação do Centro de Saúde de Penela, adjudicada à empresa Conway, Lda., com um investimento global de 1.591.656,05€, financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Este projeto visa melhorar significativamente as condições físicas e funcionais da unidade de saúde, garantindo uma resposta mais eficiente, acessível e confortável para os utentes e profissionais de saúde, num momento em que a valorização dos serviços públicos de proximidade assume particular importância.
“Esta obra é da mais elementar justiça, tendo em conta que o edifício passará para a responsabilidade do Município, que, assim, passa a dispor de um imóvel requalificado e sem encargos significativos de manutenção para os cofres municipais, uma vez que esta intervenção é financiada a 100% pelo PRR. Trata-se de um investimento estruturante, que reforça a nossa capacidade de resposta às necessidades da população e contribui para a coesão territorial e o bem-estar dos penelenses”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Penela, Dr. Eduardo Nogueira dos Santos.
Recorde-se que o Centro de Saúde passou para responsabilidade do Município com a transferência de competências para os municípios na área da saúde, com um financiamento previsto para a sua reabilitação de 127 mil euros, o que apenas poderia mitigar necessidades mais urgentes. Após diversas diligências junto da tutela, foi conseguido um financiamento no âmbito do PRR que permite realizar obras estruturantes e de verdadeira requalificação deste equipamento de saúde.
A intervenção no Centro de Saúde insere-se na estratégia do Município de requalificar equipamentos essenciais, modernizar infraestruturas e assegurar serviços públicos de qualidade à comunidade local.