Câmara Municipal de Penela

Município de Penela avança com construção de 12 fogos habitacionais na freguesia da Cumeeira

Município de Penela avança com construção de 12 fogos habitacionais na freguesia da Cumeeira


O Município de Penela vai avançar com a construção de 12 fogos habitacionais na Urbanização Vila Fernandes, na Venda das Figueiras, freguesia da Cumeeira, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A empreitada, consignada no dia 6 de maio e adjudicada à empresa Construções Castanheira e Joaquim, Lda., representa um investimento superior a 1,7 milhões de euros e contempla os lotes 9 e 10 daquele loteamento.

 

O presidente da Câmara Municipal de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos, consignou no dia 6 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a empreitada para a construção de dois lotes habitacionais (lotes 9 e 10), localizados na Urbanização Vila Fernandes, na Venda das Figueiras, freguesia da Cumeeira. A intervenção prevê a edificação de um total de 12 fogos habitacionais.

 

A obra foi adjudicada à empresa Construções Castanheira e Joaquim, Lda. e representa um investimento global de 1.792.416,90€.

 

Esta intervenção insere-se no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no domínio da Habitação Acessível, e visa promover o acesso à habitação para famílias da classe média, contribuindo para o reforço da atratividade e coesão dos territórios de baixa densidade, uma vez que permite reter os residentes que encontrarão mais oferta habitacional e atrair novos residentes para o concelho.

 

O presidente da autarquia, Eduardo Nogueira dos Santos, sublinhou a importância da empreitada:

“Com esta intervenção, continuamos a cumprir aquela que era das grandes bandeiras do nosso programa eleitoral. No qual, damos mais um passo concreto para garantir o direito à habitação no concelho de Penela, promovendo a fixação de pessoas e o desenvolvimento sustentável das nossas comunidades com atração de novos residentes. É um investimento que representa esperança e qualidade de vida para muitas famílias da classe média. É uma oportunidade para os filhos ficarem a morar próximos dos seus pais, também na freguesia da Cumeeira, naquele que é o maior investimento público de sempre realizado nesta freguesia. A intenção foi procurar «dividir o bem pelas aldeias, neste caso, o bem pelas freguesias.»” Espero que a população da Freguesia da Cumeeira reconheça o bem e o interesse público desta obra.

 

Recorde-se que todas estas obras de construção de habitação ao serviço do PRR foram aprovadas por unanimidade, tanto na Câmara como na Assembleia Municipal.



Data

28/05/2025