Câmara Municipal de Penela

Autocarro 100% elétrico poupa emissão de 7,5 ton de CO2 num ano em Penela

Autocarro 100% elétrico poupa emissão de 7,5 ton de CO2 num ano em Penela


O novo autocarro 100% elétrico adquirido pela Câmara Municipal de Penela evitou a emissão de 7,5 toneladas de gases carbónicos (CO2) para a atmosfera e gerou uma poupança de 3 toneladas equivalentes de petróleo, depois de cerca de 14.000 km de estrada no primeiro ano de operação. A aquisição da viatura foi financiada com cerca de 316 mil euros por fundos europeus através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), cabendo à autarquia um investimento remanescente de cerca de 122 mil euros, tendo, para isso, recorrido a um empréstimo do Banco Europeu de Investimento.

 

O novo autocarro 100% elétrico da Câmara Municipal de Penela foi apresentado no dia do Município do ano passado, 29 de setembro. A viatura foi adquirida por via da Central Nacional de Compras, com vista a uma maior racionalização dos gastos e promoção da transparência nos procedimentos concursais, no seguimento das deliberações unânimes dos órgãos municipais.

 

A UIC – Unidade de Indústria Auto Mecânica do Centro, S.A., acabou por vencer o procedimento, fornecendo um autocarro Karsan e-ATAK, apresentando as tecnologias mais avançadas do setor. A viatura “apresenta uma construção integral monobloco e homologação europeia promovendo um aumento na fiabilidade, no conforto e na segurança da sua frota”, pode ler-se na descrição da proposta, que acrescenta que o mesmo é o “modelo mais vendido na Europa no segmento dos autocarros de média dimensão, apresentado nas instalações da BMW em Munique e com experiência a circular nas estradas nacionais”.

 

A viatura tem 8m de comprimento, um motor com 230 kW de potência e uma capacidade das baterias de iões de lítio (BMW 360V) de 220 kWh, com uma autonomia de 300 km e 4 anos de garantia. A lotação total é de 52 lugares, sendo 27 sentados. Uma das valências relevantes é que o autocarro vem equipado com rampa para acesso de cadeira de rodas junto à dupla porta traseira, permitindo assim fácil embarque a pessoas com mobilidade reduzida.

 

Após um ano de operação, a nova viatura já percorreu cerca de 14.000km, o que permitiu gerar uma economia de cerca de 3 toneladas equivalentes de petróleo, associando também a isto uma poupança financeira. Os dados são ainda mais relevantes do ponto de vista ambiental, uma vez que o autocarro elétrico evitou a libertação de 7,5 toneladas de gases carbónicos (CO2) para a atmosfera.

 

A aquisição deste veículo com um desempenho ambiental sustentável é uma aposta da Câmara Municipal de Penela, que tem como objetivo reduzir o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa e de outros poluentes atmosféricos, ao mesmo tempo em que renova e reforça a sua frota municipal.

 

Esta nova viatura moderna e confortável está ao serviço do transporte escolar das crianças e jovens que estudam no concelho, sem a qual seria impossível cumprir todas as rotas, uma vez que os restantes autocarros do município já ultrapassaram a idade limite para efetuar este serviço.

 

A aquisição deste autocarro elétrico resulta de uma candidatura efetuada pelo Município de Penela à operação Promoção da Eficiência Energética nos Transportes Públicos Coletivos de Passageiros ao nível Municipal e Intermunicipal, no âmbito do Fundo de Coesão (POSEUR). A candidatura foi submetida a 30 de setembro de 2021 e aprovada em janeiro de 2022. O custo total da viatura foi cerca de 438 mil euros (IVA incluído), tendo sido financiado pelos fundos europeus em cerca de 316 mil euros. À Câmara Municipal coube um investimento remanescente de cerca de 122 mil euros, tendo, para isso, recorrido a um empréstimo do Banco Europeu de Investimento.

 

 



Data

24/10/2024