Ação de Esclarecimento sobre Prevenção de Incêndios Rurais em Penela

No próximo dia 11 de outubro, às 20h00, vai ser realizada uma ação de esclarecimento no Carvalhal da Serra, freguesia do Espinhal, promovida pelo Município de Penela, em parceria com a Comunidade Intermunicipal de Coimbra (CIM) e a ForestWISE. A ação é destinada aos moradores e proprietários locais, com o objetivo de apresentar as iniciativas do projeto RESIST, que visa aumentar a resiliência climática na Região Centro de Portugal, com foco especial na prevenção de incêndios rurais.
No próximo dia 11 de outubro, pelas 20h, convidam-se todos os moradores e proprietários nestes lugares para estarem presentes numa ação de esclarecimento/participação no lugar do Carvalhal da Serra, freguesia do Espinhal.
O RESIST (Regions for climate change resilience through Innovation, Science and Technology) é um projeto com a duração de 5 anos financiado pela União Europeia (EU) que envolve doze regiões da Europa, sendo o Centro de Portugal uma das quatro regiões líderes do projeto. A atuação terá como principal objetivo encontrar soluções inovadoras para melhorar a resiliência climática, acelerar a transformação e aumentar a capacidade de adaptação dessas regiões vulneráveis ao clima. Na Região Centro, onde se insere o concelho de Penela, a intervenção terá como principal enfoque a resiliência aos incêndios rurais e os seus efeitos (erosão, lixiviação dos solos, perda de biodiversidade, diminuição do investimento e interesse do sector privado, entre outras.) Atuando num conjunto de iniciativas associadas à gestão conjunta, serão propostas um conjunto de atuações que promovam uma maior resiliência desses territórios. Neste caso em concreto, pretende-se intervir num Condomínio de Aldeia (Carvalhal da Serra e Pomar da Serra) com o intuito de estabelecer a Rede Secundária de Faixas de Gestão de Combustíveis, numa área aproximada de 10 hectares, de modo a aumentar a resiliência aos incêndios rurais nesses lugares e consequentemente aumentar a segurança das pessoas e dos bens existentes.
Uma das principais ações será a criação de uma Rede Secundária de Faixas de Gestão de Combustíveis numa área de cerca de 10 hectares nas aldeias de Carvalhal da Serra e Pomar da Serra. Esta intervenção, financiada pela União Europeia, faz parte do esforço conjunto do projeto para proteger as pessoas e bens, promovendo soluções inovadoras para enfrentar os desafios climáticos e aumentar a segurança nas áreas mais vulneráveis.