Piscina Municipal de Penela inaugurada após obras de requalificação
A Piscina Municipal de Penela foi inaugurada hoje, Dia do Município, após obras de requalificação que duraram cerca de dois anos e ascenderam a um investimento global de um milhão de euros. Presentes na breve cerimónia estiveram o presidente da Câmara Municipal de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos, o vogal do Conselho Diretivo do Centro 2030, em representação da CCDR Centro, e o presidente do Conselho Intermunicipal da Região de Coimbra, Emílio Torrão, além de autarcas, convidados e funcionários municipais.
A Piscina Municipal de Penela foi hoje inaugurada, após as obras de requalificação. Desde dezembro do ano passado que o equipamento vem sendo já utilizado pelo público, enquanto decorriam diversos testes ao novo equipamento de aquecimento das águas e de eficiência energética. O objetivo foi permitir que os munícipes usufruíssem das instalações e, em simultâneo, contribuíssem com o seu feedback para o aperfeiçoamento dos procedimentos, enquanto os novos equipamentos são testados.
Na breve cerimónia de descerramento da placa de inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Penela recordou o processo de requalificação do edifício. O concurso inicial para a reabilitação energética da Piscina Municipal de Penela foi lançado em julho de 2021, com o preço contratual de 739.719,61 euros (acrescido de IVA), com o objetivo de promover a remodelação energética, isolamento da cobertura, caixilharias, ventilação, aquecimento das águas, painéis solares, painéis fotovoltaicos, remodelação dos balneários, rede elétrica, iluminação e remodelação do sistema de tratamento de águas.
No entanto, ao longo da empreitada foram detetadas necessidades de trabalhos complementares, desde logo uma nova estrutura completa para a cobertura, uma vez que se constatou que a anterior não oferecia garantia de estabilidade e segurança; um novo acesso à caldeira que não estava previsto no projeto inicial; e a remodelação do bar e da receção.
Estes trabalharam levaram a que o investimento total na empreitada fosse de cerca de um milhão de euros.
A obra foi financiada com fundos comunitários.