Câmara Municipal de Penela

Penela recebe workshop de intervenção em veículos de novas tecnologias dirigido a bombeiras

Penela recebe workshop de intervenção em veículos de novas tecnologias dirigido a bombeiras


Penela acolheu, nos dias 11 e 12 de março, um workshop de intervenção em veículos de novas tecnologias dirigido a bombeiras, no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher. No sábado de manhã, marcou presença no campo de treinos dos Bombeiros de Penela a secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar.

Esta formação foi organizada em parceria entre a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penela e a Heavy Rescue Portugal, contando com o apoio institucional da Câmara Municipal de Penela e outras entidades.

 

Cerca de 80 bombeiras, pertencentes a 37 corpos de bombeiros espalhados um pouco por todo o país, estiveram em Penela, distrito de Coimbra, no passado fim de semana, a participar num workshop de intervenção em veículos de novas tecnologias.

 

Esta formação é organizada em parceria entre Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penela, entidade certificada pela DGERT, e a Heavy Rescue Portugal contando com o apoio institucional da Câmara Municipal de Penela e o patrocínio de diversas entidades, designadamente, o Renault Group, Resqtec, Packexe, Rescate Jota, Emergency Plug, Bosch e Brisa, Cepsa, Jacinto, Caixa de Crédito Agrícola, Restaurante D. Sesnando, Peci-Penela, Calado e Duarte e as juntas de freguesia do concelho de Penela.

 

A ação está integrada no âmbito do Dia Internacional da Mulher e pretende dotar as participantes dos conhecimentos teóricos e práticos, privilegiando o “saber fazer”, que lhes permita proceder ao salvamento ou resgate, em segurança, de vítimas em cenários de acidente envolvendo veículos de novas tecnologias.

 

Estas bombeiras estão mais capacitadas para proceder ao reconhecimento, identificando o tipo de veículos envolvidos e os riscos e perigos específicos; utilizar corretamente as fichas de segurança, enquanto auxiliar na intervenção em situações de emergência envolvendo veículos de novas tecnologias; efetuar a estabilização dos cenários, assegurando a existência de condições de segurança em todo o processo de salvamento; selecionar e operar de forma correta os equipamentos necessários para garantir uma intervenção em segurança; executar técnicas de criação de espaço em veículos de novas tecnologias; e executar técnicas de extração de vítimas em veículos de novas tecnologias.

 

O presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penela, Jorge Pereira, salienta que “paulatinamente, as mulheres têm vindo a afirmar-se na área da proteção civil, adquirindo formação e capacidade técnica, demonstrando que são um elemento imprescindível para um maior e melhor desenvolvimento desta área”. “Assiste-se desde há alguns anos a esta parte, nos corpos de bombeiros, a um aumento do número de mulheres”, destaca ainda.

 

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos, elogia “a constante ação formativa e proatividade que distingue os Bombeiros Voluntários de Penela”. “Não obstante das mulheres estarem plenamente integradas na área da proteção civil e ocuparem já vários cargos administrativos e na cadeia de comando, a igualdade de género é uma luta transversal a todas as áreas da sociedade e este é um caminho que temos de continuar a trilhar de forma a minimizar as assimetrias ainda existentes”, salienta o autarca.



Data

13/03/2023

Categoria

Proteção Civil