Mel voltou a ser Rei no Espinhal
Contabilizando já a 32º Feira do Mel, a vila do Espinhal voltou, este fim de semana, a dar a “provar” o mel com características únicas, o Mel Serra da Lousã.
Para além do mel da região, esta mostra permitiu aos visitantes encontrarem cera de abelha, própolis ou favos de mel, assim como outros produtos endógenos, doçaria regional, produtos biológicos e naturais e, ainda, artesanato.
No domingo, 31 expositores, sendo nove produtores de mel, entre apicultores, artesãos e demais expositores de produtos locais, deram vida ao centro do Espinhal. Foi consensual o bom resultado nas vendas, bem acima do expectável, apesar da atual realidade por conta da pandemia.
Na cerimónia oficial de abertura da feira, estiveram presentes o Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Fernando Martins, e o representante da CCDR-C, Luís Francisco Filipe, a acompanhar o Presidente da Câmara Municipal de Penela, Luís Matias. Após a receção pela Sociedade Filarmónica do Espinhal, eles fizeram um périplo pelos expositores para ouvir atentamente as suas principais preocupações relacionadas com a produção do mel.
Os espetáculos musicais voltaram a marcar presença nas noites do evento. O Grupo Coral “Carlota Taylor” foram os primeiros a subir ao palco, na segunda noite. Já os “Ús Sai de Gatas” cativaram as centenas de presentes com mais de uma hora e meia de puro entretenimento. Finalmente, “Tomar-lhe o Gosto” deu som à última noite da festa, sempre com plateia cheia, mas respeitando as normas impostas pela DGS.
O Colóquio Evocativo dos 200 Anos da Morte de Napoleão Bonaparte e a visita performativa “Re-Existir”, ambos com transmissão ao vivo para as redes sociais do Município, destacaram-se no sábado à tarde, complementando o programa do evento, com uma dinâmica mais cultural.
A Feira do Mel no Espinhal é uma iniciativa organizada, desde 1989, pela Câmara Municipal de Penela, Junta de Freguesia do Espinhal e Associação de Apicultores Serramel, tendo como objetivo promover o mel e dar continuidade para uma estratégia de promoção dos produtos endógenos do Concelho de Penela