Espetáculo Teatral Itinerante “Alceus de Mortal a Deus” encerra no Rabaçal
No dia 08 de agosto, a Villa Romana do Rabaçal recebeu o espetáculo “Consagração do Templo do Fórum - Alceus de Mortal a Deus”, que juntou dança, artistas de fogo e animais com diversos efeitos especiais.
“Alceus de Mortal a Deus” conta a história de Hércules, um semideus, que, por circunstâncias da vida, vê os dons divinos colocados à prova, conquistando a imortalidade e igualando-se aos deuses.
O protagonista da peça, Hércules, era um filho bastardo, fruto de uma relação entre o rei dos deuses, Júpiter e a humana Alcmena. Hércules era uma ameaça à ocupação do reinado e Juno tinha ciúmes deste filho fora do casamento.
Ainda Hércules estava no ventre da sua mãe quando já havia perseguições por parte de Juno, esposa de Júpiter. Desde cedo revelou astúcia, esperteza e a força de um semi-Deus, pois constantemente foi colocado à prova. Ainda bebé, no seu berço, conseguiu estrangular duas cobras venenosas que o poderiam matar.
Este espetáculo teatral, concebido pela companhia Décadas de Sonho de Santa Maria da Feira, é resultado de uma parceria entre Coimbra, Condeixa-a-Nova e Penela, no âmbito do Projeto de Programação Cultural em Rede “Marcos Históricos – Romanização”, com apoio financeiro da União Europeia, e visa a promoção em rede do património cultural e histórico como fator diferenciador do concelho.