Município de Penela apresenta projeto de recolha seletiva porta-a-porta

• Município de Penela apresenta projeto de recolha seletiva porta-a-porta

Foi apresentado ontem, dia 7 de junho, na sede do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro de Penela, o projeto “PEN ECO”, uma iniciativa que promove a recolha seletiva de resíduos ao domicílio. Em simultâneo, decorreu o hastear da bandeira verde da Eco-Escolas que simboliza o reconhecimento das ações e o trabalho da escola no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

A cerimónia contou com a presença do Vice-Presidente e do Vereador da Educação da Câmara Municipal de Penela, dos membros da Direção do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, do Coordenador do Projeto Eco-Escolas e da CerciPenela.

O Município de Penela, na pessoa do Vice-Presidente Rui Seoane, felicita os alunos, os professores e a comunidade escolar em geral por mais um prémio conquistado da Eco-Escolas, que demonstra o papel que a Escola e os jovens têm na proteção do Planeta e na consciência das necessidades e sustentabilidade do ambiente em todos os momentos da nossa vida.

“Proteger o ambiente é defender as gerações mais jovens” é a mensagem que a autarquia penelense pretende que seja o mote desta campanha. A Câmara está empenhada em continuar a investir na sensibilização da proteção do ambiente, começando nas escolas, com os jovens e as crianças como porta-voz da mensagem da urgente necessidade de defender o ambiente.

Projeto “PEN ECO”

Cada munícipe, após a inscrição na aplicação criada para o efeito, disponível no site www.cm-penela.pt, recebe um conjunto de contentores de 40 litros de cor correspondente ao resíduo a ser recolhido. Os serviços, estabelecimentos comerciais e instituições (com produções inferiores a 1100 litros diários) recebem um conjunto de contentores de maior capacidade (140 litros).

Numa primeira fase, o programa irá abranger cerca de 1700 habitações de Penela, Rabaçal, Podentes, Espinhal e Cumeeira, com o objetivo de aumentar a reciclagem, sensibilizar e promover a alteração dos hábitos diários da população.  O circuito de recolha será realizado pela CerciPenela, entidade externa parceira do projeto, com uma viatura elétrica do Município.

Juntamente com esta iniciativa, a CerciPenela reforça ainda a divulgação do projeto de recolha de óleos alimentares usados que visa a sua posterior transformação em produtos de higiene e limpeza.

O projeto PEN ECO, com um investimento de cerca de 200 mil euros, é uma iniciativa do Município de Penela, cofinanciado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

08/06/2021