22 concelhos unem esforços em prol do desenvolvimento económico e territorial do Pinhal Interior

22 concelhos unem esforços em prol do  desenvolvimento económico e territorial do Pinhal Interior

22 concelhos do Pinhal Interior uniram esforços para definir e implementar medidas estratégicas e projetos que valorizam o território mais afetado pelos incêndios florestais de 2017. A iniciativa, liderada pelo município de Penela, tem por objetivos principais promover o rejuvenescimento populacional, fixar emprego qualificado, diversificar a atividade económica e valorizar os recursos florestais e naturais do Pinhal Interior.

A união e colaboração entre municípios é fundamental, principalmente quando se trata de potenciar o desenvolvimento de territórios de baixa densidade. Em conjunto, os concelhos fizeram um diagnóstico preciso das fragilidades e potencialidades da região, e definiram e implementaram uma estratégia assente numa metodologia participativa.

As medidas em curso foram desenhadas em torno de três eixos: a promoção do ordenamento do espaço rústico; o reforço da segurança das populações e a proteção dos espaços florestais e o desenvolvimento de uma estratégia económica e social do território.

O objetivo é construir uma região aberta e policêntrica, reforçando o crescimento económico, a competitividade e a coesão social, com base numa política de desenvolvimento sustentável e de coesão territorial. O Pinhal Interior é uma Região resiliente, empreendedora e que está focada em criar um futuro mais coeso e sustentável.

Os projetos visam apoiar mudanças significativas no tecido económico e social do Pinhal Interior, através de diversas ações como a reflorestação das áreas ardidas, a melhoria da gestão florestal, a implementação de modelos sustentáveis de produção florestal, captação de investimento estrangeiro para setores estratégicos para a região, aumento da acessibilidade digital, atração de novos residentes, criação de emprego, apoio a empresas e empreendedores, entre outras ações.

O Plano de Revitalização do Pinhal Interior abrange uma área geográfica correspondente aos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Arganil, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Pedrogão Grande, Penela, Tábua, Vila Nova de Poiares, Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei e as freguesias de Almaceda, Santo André das Tojeiras, São Vicente da Beira e Sarzedas do concelho de Castelo Branco, as freguesias de Barroca, Bogas de Baixo, Bogas de Cima, Janeiro de Cima e Silvares do concelho do Fundão e as freguesias de Fratel, Sarnadas do Ródão e Vila Velha de Ródão do concelho de Vila Velha de Ródão.

03/05/2021

Desenvolvimento Económico