IHCARE empresa de Penela é “um exemplo de resiliência”
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa esteve em Penela para conhecer in loco o projeto inovador para cuidados de higiene de doentes “ShowerCare”, uma ideia que nasce da experiência enquanto enfermeira de Diana Pires, CEO da empresa Innovation Hospital Care (IHCARE), incubada no HIESE - Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos.
Acompanhada por Isabel Damasceno, presidente da CCDRC e de Luís Matias, presidente da Câmara Municipal de Penela, a ministra conheceu uma solução que promete melhorar não só o conforto e a segurança de doentes acamados, mas também as condições de trabalho dos profissionais de saúde. Na sessão pública estiveram ainda presentes, através de transmissão ao vivo, os representantes dos ministérios da Saúde e da Economia do estado de Mcklenburg-Vorpommem, na Alemanha, que encontram neste projeto, uma solução a implementar na região.
O projeto Showercare tem como principal objetivo prevenir o contágio de bactérias em ambiente hospitalar e proporciona a higienização na cama dos pacientes dependentes em grau elevado, com recurso a água quente corrente, permitindo que este usufrua de um banho com elevados padrões de conforto, dignidade e privacidade. Tendo em consideração o atual contexto de pandemia, esta tipologia de soluções, para além de ajudarem no combate à Covid-19, poderão ser extensíveis a outros contextos, como afirmou a ministra “esta plataforma poderá ser importante para lares, centros de fisioterapia e todos os sítios onde existam pessoas acamadas”.
A IHCARE, orgulhosamente é um projeto que deu os primeiros passos, há quase sete anos, em Penela, e conta com o apoio do IPN Incubadora, do HIESE e da autarquia penelense. “Esta solução em particular, começou com uma ideia de negócio e uma grande capacidade de desenvolvimento de toda a equipa, o que permitiu que hoje seja vista como um exemplo excelente de resiliência,” afirma Luís Matias.
Para além do estado alemão de Mcklenburg-Vorpommem, o projeto conta também com financiamento aprovado pelo Portugal 2020 para a COVID-19 e do Portugal Ventures.
O Município de Penela quer apoiar mais empresas inovadoras como o IHCARE, estando já em fase de adjudicação a ampliação do HIESE, pelo valor de 803.445,72 €, com um financiamento aprovado de 490.127,46 € pelo Programa Operacional CENTRO 2020, casa mãe de quase vinte e quatro empresas com incubação física e virtual e que pretende promover o desenvolvimento de mais ideias e start-ups.
